Petrobras: entre as cinco maiores do setor e segunda maior na América Latina

A Petrobras (PETR4) está entre as cinco maiores do mundo no setor de energia e é a segunda maior empresa da América Latina, segundo estudos do Goldman Sachs e da revista AméricaEconomía.

Entre os principais fatores destacados pelo Goldman está as perspectiva de crescimento para a companhia após as reservas descobertas na camada do pré-sal, assim como uma das maiores projeções de crescimento de caixa do setor para a próxima década.

Governança e responsabilidade

No quesito de governança e de responsabilidade social, o sistema da Petrobras é apontado como um dos melhores, posicionando a empresa em um lugar privilegiado na busca de novos ativos e na geração de maior retorno de capital.

Para a pesquisa realizada pelo Goldman Sachs, foram levados em conta, principalmente, os critérios como retorno de capital, posicionamento na indústria, gestão de governança e responsabilidade sócio-ambiental.

América Economia

A Petrobras está em segundo lugar no ranking divulgado pela revista AméricaEconomía, atrás somente da petrolífera mexicana Pemex. A estatal subiu para a segunda posição com o aumento de 12% nas vendas em um ano, atingindo o montante de US$ 96,3 bilhões em 2007.

Conforme destacado pela revista, se a companhia mantiver o ritmo médio de crescimento, poderá fechar 2008 como a maior empresa em vendas na América Latina. No ranking, as informações de 500 empresas foram avaliadas e comparadas com aquelas da estatal.

Facebook
Twitter
LinkedIn