Planejamento e disciplina: as palavras-chave da gestão alemã

“O que é prometido deve ser cumprido no prazo estabelecido!” Disciplina é tudo quando se trata da gestão alemã. O foco, a racionalidade e o planejamento em longo prazo também estão entre os diferenciais dos alemães, que estão à frente de inúmeras empresas de sucesso no planeta;.

Segundo Andreas Hoffrichter, diretor da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha (AHK PR) e cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, o planejamento de fato é um dos principais diferenciais da gestão alemã, que tem facilidade em executar o que planeja.

“Uma coisa é a empresa fazer o planejamento estratégico, a outra é executá-lo. Temos que antever o futuro, sem projetar não vamos muito longe. Na Alemanha, por exemplo, os planejamentos estratégicos das organizações são de cinco, 10, 20 anos”, diz o diretor da AHK PR, entidade que representa cerca de 200 das maiores e mais importantes indústrias instaladas no estado.

O especialista concorda que planejamento é a palavra que norteia todos os processos na Alemanha. “Nada é feito sem análise, de forma impensada. Tudo passa por estudo e estratégia”, completa.

Sobre as particularidades e o estilo alemão, o consultor lembra: “as questões culturais e ambientais, como o rigoroso inverno que obriga os germânicos a se planejarem, foram fatores determinantes para a formação do típico alemão, não é por acaso que empresas e colaboradores nascidos na Alemanha possuem valores intrínsecos à personalidade, que são aplicados e exigidos daqueles que estão sob este espectro”.

Ainda de acordo com Entschev, na cultura empresarial alemã, a pontualidade, a formalidade e o respeito à hierarquia são comportamentos esperados. “Nas companhias brasileiras é comum a flexibilidade e a informalidade no trato. Já nas empresas de origem alemã o que foi acordado será estritamente respeitado e exigido por ambas as partes – empregador e empregado”, ressalta.

Facebook
Twitter
LinkedIn