Plano Safra estimula o empreendedorismo no campo

Com o objetivo de apoiar produtores rurais para a manutenção e expansão de atividades de forma competitiva e sustentável, o governo do estado lançou nesta segunda-feira (12) o Plano Safra da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura 2013/2014 (Plano Safra da Bahia), no Parque de Exposições de Salvador.

O Plano assegura investimentos de R$ 5,5 bilhões para a agropecuária baiana, dos quais R$ 1,2 bilhões irão para o fortalecimento da agricultura familiar, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do governo federal. “O foco é o pequeno produtor, incluindo mais 600 agricultores familiares do estado e o fortalecimento ao agronegócio”, afirmou o governador Jaques Wagner. No conjunto de iniciativas estão ações voltadas para a convivência com a seca no semiárido, como recuperação dos pastos e dos rebanhos e inserção de tecnologias para captação e uso da água da chuva.

Durante o evento, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, ressaltou a atuação do Sebrae na Bahia nas atividades para difusão da cultura do associativismo junto aos produtores rurais. “O Sebrae tem papel fundamental em todas as nossas ações e esse é mais um momento de parceria, consolidada com a expertise do Sebrae, que dá ao produtor condições de ser um empresário do setor rural”.

Também foi assinada autorização para que a Secretaria da Agricultura/Suaf e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) publiquem oito editais do Programa Vida Melhor, destinados a selecionar famílias rurais para receberem matrizes de caprinos e ovinos, raquetes de palma, mudas de fruteiras tropicais, dentre outros insumos, além de unidades simplificadas de beneficiamento de frutas.

Facebook
Twitter
LinkedIn