Plataforma brasileira reúne mais de R$ 460 milhões para o terceiro setor

Fundado há pouco mais de um ano para facilitar o acesso de empreendedores sociais a oportunidades de captação de recursos, o Prosas (www.prosas.com.br) chegou lá e hoje é uma das principais fontes de informações sobre editais para o terceiro setor.

Atualmente, a plataforma traz 165 programas abertos, destinando estimados R$ 464,1 milhões em investimentos para projetos em variados segmentos, como educação, cultura, direitos humanos, saúde, entre outros. Até o fim de agosto já foram publicados no site 1.338 editais de organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Entre os editais abertos, com informações detalhadas no site, estão chamadas da BASF e da Embaixada Japonesa do Brasil, assim como concursos da ONU, entre outros. “O que nos fez criar o Prosas foi a percepção de um gargalo entre quem estava disposto a financiar o terceiro setor e aqueles que precisam de recursos para viabilizar ações sociais”, conta Bruno Barroso, um dos sócios da empresa.

Fácil de se inscrever

Além de divulgar oportunidades, o Prosas permite o lançamento de editais na própria plataforma. Nesse caso, a inscrição de quem deseja concorrer é feita pelo site, por meio de um formulário simples e personalizado pela empresa ou órgão financiador. Um dos programas lançados neste modelo foi da seguradora SulAmérica.

Tainá Braga, consultora de sustentabilidade da SulAmérica, conta que o site facilitou muito a análise das aplicações. “Antes, tínhamos que fazer manualmente, demorava bastante. O Prosas simplificou todo o processo. Além disso, em anos anteriores as inscrições raramente chegavam a 70, enviadas por carta ou e-mail. Na parceria com o portal, recebemos 124”, comenta.

Dando oportunidades – Uma história de sucesso

A Associação Imagem Comunitária (AIC), com uma história de mais de 20 anos de trabalhos sociais ligados à educação e comunicação em Minas Gerais, foi uma das contempladas com o financiamento da SulAmérica. “Participar e ser selecionado por esse edital significou uma oportunidade ímpar de incremento de nossa ação educativa”, diz Rafaela Lima, fundadora e diretora da organização, que destaca o aporte da seguradora como essencial para dar continuidade a um projeto de educação, atividades lúdicas e orientação a centenas de jovens em situação de risco.

“Além disso, desde o ano passado o Prosas basicamente virou nossa nosso portal de referência para a prospecção de editais”, conta Rafaela, que diz que a AIC se inscreveu em outros 12 programas cujo conhecimento se deu a partir da plataforma.

A consulta de todos os editais disponíveis no Prosas, com inscrições pelo próprio portal ou não, pode ser feita gratuitamente pelo site: https://prosas.com.br/editais.

*165 editais abertos até o dia 29/08.

Facebook
Twitter
LinkedIn