PNDS e parceiros capacitam quase 100 açougueiros em Minas Gerais

 A ação é parte do plano de trabalho dos parceiros: Frigorífico Saudali junto da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap); e do Frigorífico Suinco, com a Associação dos Suinocultores do Alto Paranaíba (Astap), coordenados pela Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), em parceria do Sebrae/MG.

Os cursos suínos contaram com módulos práticos e teóricos sendo oferecidos nas lojas da Rede de Supermercados Bretas de Patos de Minas e na Rede Supermercadista Araújo de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, ministrados pelo consultor em cortes suínos Daniel Furtado. “Demonstrar de forma efetiva aos profissionais de açougue as particularidades da carne suína e as várias possibilidades de utilização é um importante caminho para o incremento de consumo da carne suína”, comentou Carlos Lanna Júnior, superintendente do Frigorífico Suinco. Segundo Valter Vaz de Melo, supervisor das regiões Norte e Nordeste de Minas do frigorífico Saudali, o ação conseguiu levar aos açougueiros participantes conhecimento necessário para a diversificação dos cortes suínos apresentados nas gôndolas. “Tenho certeza que a ação renderá bons frutos para o varejo e também para a cadeia suinícola” comentou.

Para João Bosco Martins de Abreu, presidente da Asemg, ações como esta fomentam a profissionalização da cadeia suinícola. “Com a capacitação dos colaboradores do açougue o varejo passa a ter a possibilidade de atender as demandas de cortes diversificados e porcionados, o que fará uma grande diferença no volume das vendas da carne suína na região”, disse o presidente. A gerente executiva da Asemg, Sabrina Cardoso, os cursos de cortes são a base para o perfeito funcionamento do PNDS no estado. “Ao capacitarmos profissionais dos açougues garantimos que o consumidor encontre nas gôndolas cortes suínos diversificados e porcionados, o que vai ao encontro das necessidades do mercado, por isso, procuramos estimular a demanda por cortes”, explicou.

O gerente da loja Bretas situada no Shopping de Patos de Minas, Idelson Morais, acredita que “ao colocarmos em prática a vendagem dos produtos suínos crescerá consequentemente o consumo da proteína”, e ainda completou: “nossos colaboradores tiveram um maior contato com noções de boas práticas e conheceram a forma correta de diversificar a apresentação dos cortes suínos e de conseguirem um aproveitamento integral da carcaça com a colocação nas gôndolas de carne moída, bifes, tiras e iscas de variados cortes”.

Facebook
Twitter
LinkedIn