Pousada reutiliza água com materiais reciclados

Em regiões onde a água é escassa, o empresariado precisa ter soluções criativas para lidar com a situação e reduzir custos sem perder a qualidade dos produtos e serviços. É o que ocorre na Pousada Pedra Grande, instalada em Monte das Gameleiras, cidade serrana do Agreste Potiguar, há 123 quilômetros de Natal. Há pouco mais de um ano, o proprietário da pousada, o advogado Junior Gurgel, preocupado com a estiagem no Rio Grande do Norte, decidiu apostar na sustentabilidade para viabilizar o negócio. Após pesquisas, o empresário construiu um sistema que reutiliza a água usada para irrigar os jardins do empreendimento.

No equipamento montado pelo empreendedor, a água com os dejetos passam por uma unidade coletora composta por cascos de navio e chapas de aço nas cores preta e marrom, onde é feita a separação dos resíduos. Depois da filtragem, a água desce para um reservatório, que são verdadeiros tambores com filtros de carvão ativado com lâmpadas ultravioletas, responsável por remover pequenas impurezas, matar as bactérias, tirar o odor e mudar significativamente a cor da água.

O equipamento também utiliza brita, cascalhinho e areia de filtro de piscina, que serve para purificar a água. Após esse processo, finalmente o recurso é destinado através de mangueiras para os cuidados do jardim, ornamentado com grama e muitas plantas, responsáveis por dar ainda mais charme ao estabelecimento. As chapas de aços, os cascos de navio e os tambores de PVC usados foram todos reciclados.

Para construir o sistema de tratamento de água foi necessário investir R$ 12 mil. Com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, o empresário pretende estender a ideia para outras áreas da pousada além dos jardins, já que a quantidade de hóspedes que frequentam o estabelecimento é relativamente alta, principalmente no período de inverno. A intenção do advogado é fazer com que a água usada nos apartamentos seja reutilizada para a descarga.

De acordo com o gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae no estado, João Bosco Cabral, a instituição, juntamente com parceiros locais, está formatando um programa específico sobre uso eficiente de água. A proposta deve ser parecida com o programa de Eficiência Energética Ligados na Economia, lançado em março deste ano. O intuito é difundir a cultura do desperdício zero de água entre os proprietários das micro e pequenas empresas.

“O aumento das tarifas energéticas vem como consequência dos baixos níveis nos reservatórios de água do país. Isso é incontestável. Mas é importante que todos os empresários evitem o desperdício. Por isso, por meio do Sebraetec, programa que leva inovação e tecnologia a pequenos negócios, temos orientado os empreendedores a usar tecnologias para diminuir o volume de água consumida e principalmente desperdiçada”, afirma.

Economia

O recurso que é um dos itens mais importantes e o mais utilizado para a manutenção da pousada, agora está sendo utilizado de forma simplificado. Além de contribuir com a natureza, a água de reúso vem sendo considerada um alívio no bolso do empresário. Se antes eram gastos 12 mil litros de água, hoje são necessários apenas oito mil litros. Uma redução de 50% no valor da conta de água no fim do mês, o que representa cerca de R$ 1,5 mil. Segundo o inventor, a tendência é diminuir ainda mais o volume do insumo utilizado. “A necessidade nos obriga a fazer as coisas. Não tem outra saída. O jeito mesmo é economizar”, pontua o empresário.

Agora, o advogado está trabalhando para a reconstrução e a realocação de um aerogerador – aquele equipamento responsável por converter energia eólica em energia elétrica. Além de ser uma energia renovável, não agride o meio ambiente. Outra solução que o dono da pousada vem estudando é uma forma de minimizar a quantidade de cloro presente na água das piscinas.

Segundo ele, a água vai ser ionizada através de um sistema para desinfetá-la com lâmpadas ultravioletas germicida de 30 watts, que não agride a natureza e vai deixar a água pura. “Sinto-me muito bem adotando essas soluções e acho que as pessoas deviam buscar formas de melhorar a sua convivência com o planeta e, consequentemente, reduzir gastos”, aconselha o advogado.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911 | 3616-7873

 

Facebook
Twitter
LinkedIn