Pré-entrevista em vídeo acelera e barateia contratação de funcionários

Plataforma Présumé faz gravações on-line e diminui distâncias entre empregadores e candidatos

Carlos Nakano e Renato Tavares, cofundadores da Track Jobs

Preencher uma vaga de emprego consome tempo e recursos financeiros. Após a triagem inicial de currículos, as áreas de recursos humanos e as empresas de recrutamento valem-se de entrevistas presenciais, que geram deslocamentos e exigem dedicação dos entrevistadores. Inspirados por experiências bem-sucedidas nos EUA, a Track Jobs, consultoria de recrutamento e seleção, desenvolveu uma plataforma on-line para pré-entrevistas remotas.

A ferramenta Présumé consiste em um questionário, cujas respostas são gravadas em vídeo, usando câmera e áudio do próprio computador do candidato. “É comum perceber já nos primeiros minutos de bate-papo se o aspirante à vaga atende ou não aos requisitos mínimos para continuar participando da seleção. Por isso vimos a necessidade de uma etapa intermediária entre a análise dos CVs e a entrevista”, afirmam Renato Tavares e Carlos Nakano, cofundadores da Track Jobs.

O funcionamento da plataforma inicia-se com o cadastramento das perguntas do questionário e do nome dos avaliadores das respostas. Na sequência, os candidatos selecionados na triagem inicial recebem por e-mail um convite para participar do processo de seleção. Eles têm, então, trinta segundos para ler cada pergunta, e logo em seguida dispõem de até cinco minutos para respondê-las, em vídeo. Não é possível pausar a gravação, nem assisti-la ou reiniciá-la. “Só dá para descansar entre uma questão e outra porque a ideia é que o candidato seja espontâneo, tal qual uma entrevista presencial”, explicam Tavares e Nakano.

A ferramenta permite o cadastramento de um número ilimitado de perguntas, embora a recomendação seja de formular poucas indagações de natureza técnica para avaliar o candidato. Testar a fluência de idiomas estrangeiros é outra das vantagens do sistema em vídeo.

A plataforma pode alcançar candidatos e avaliadores que não se encontrem na mesma cidade. Esse recurso reduz custos com viagens e ainda aumenta o alcance geográfico do recrutamento, dando oportunidade a mais profissionais. Para o pretendente à vaga, outra vantagem da Présumé é a facilidade de encaixar a gravação do vídeo no horário de sua conveniência, sem prejudicar a agenda do trabalho atual.

Os selecionadores previamente cadastrados para o processo da vaga recebem um aviso quando cada aspirante finaliza a gravação de todas as respostas. Isso feito, eles podem analisar individualmente o desempenho, com as opções de marcar positivo ou negativo e de enviar seus comentários aos demais avaliadores. Desta forma, chega-se a um grupo mais qualificado de participantes para a etapa presencial, o que diminui em 30% os recursos mobilizados pelo empregador, segundo estimativas da empresa.

Mais de quatro mil vídeos já foram gravados na plataforma Présumé, que disponibiliza cinco entrevistas gratuitamente. Além deste limite, cada gravação tem preço sugerido de R$ 80 por candidato, variando conforme a quantidade contratada. Não há cobrança de assinatura nem taxa de cancelamento do serviço.

Facebook
Twitter
LinkedIn