Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Prefeitos conhecem projeto de educação empreendedora

redacao 18/02/2014
redacao 18/02/2014

Objetivo é fomentar o empreendedorismo nas escolas municipais do estado

Nesta sexta-feira (21), o Sebrae no Piauí apresentará o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) a prefeitos do estado, durante encontro na capital. Estarão presentes os diretores do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, Ulysses Moraes e Delano Rocha, gerentes e gestores da instituição, além de prefeitos e secretários de municípios.

O objetivo do JEPP é estimular o comportamento empreendedor de crianças e adolescentes nas escolas da rede privada e pública. 
“O ensino do empreendedorismo nas escolas contribui para desenvolvimento pessoal, seja no universo dos negócios ou em outros contextos. A prática do empreendedorismo torna o aluno protagonista e integrante do processo educacional”, avalia o diretor-técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

No ano passado, diversas escolas da rede particular de ensino aderiram ao JEPP. Durante esse período, os alunos e professores realizaram atividades como feiras e exposições dos produtos e ideias que foram criados dentro do projeto. O projeto dissemina o empreendedorismo nas escolas de ensino fundamental. “O foco do JEPP é desenvolver nos alunos características para que tenham mais segurança e conhecimento sobre negócios e empreendedorismo”, comenta a gerente de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí, Érika Lopes.

O programa apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual, além de quatro temas transversais – cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. Cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo.

Para que o projeto seja implementado com sucesso nas escolas, os professores participam de capacitações que abordam as principais questões teóricas e metodológicas do curso. Além disso, conhecem a estrutura e o conteúdo dos livros de cada um dos nove anos do Ensino Fundamental que aplicarão junto aos alunos.

As apostilas utilizam linguagem adequada às idades dos alunos, são ilustradas, coloridas e construídas de tal forma que se constituem em material de leitura, elaboração, registro e fundamentação para alunos e professores. Mais informações podem ser obtidas na Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro, ou pelo telefone (86) 3216-1363.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.