Prêmio Nacional de Inovação bate recorde de inscrições

Prêmio Nacional de Inovação registrou número recorde de inscritos na edição 2016/2017. Ao todo, 3.987 empresas concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital Senai Sesi de Inovação e a cursos de educação executiva. A iniciativa, capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, valoriza negócios que apostaram na inovação. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de junho, na abertura da 7ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação, em São Paulo.

Entre os inscritos, 3.131 são micro e pequenas empresas acompanhadas pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Entre as candidatas da indústria, 599 são micro e pequenas; 106, de médio porte; e 151 são grandes indústrias. O volume de inscrições é 79% maior do que na edição anterior.

Os vencedores serão divididos em quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo programa ALI, micros e pequenas empresas, médias empresas e grandes empresas. A premiação se dará nas categorias gestão da inovação e inovação, sendo que esta tem quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing. As inovações desenvolvidas pelas candidatas devem ter ocorrido nos últimos 24 meses e precisavam estar implantadas no momento da inscrição.

Criado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) em 2011, o Prêmio Nacional de Inovação recebeu na ocasião 427 inscrições de empresas de 19 estados brasileiros. Com a entrada do Sebrae, em 2012, o número saltou para 981 inscrições, sendo 86% delas de micro e pequenas empresas. Na última edição (2014/2015), houve 2.219 inscrições em todas as regiões do país, sendo 87,3% de pequenos negócios.

O prêmio tem parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

 

Facebook
Twitter
LinkedIn