Preocupação com inflação sai da pauta e bolsas européias operam em alta

As bolsas européias operam em alta nesta terça-feira (2). O preço de petróleo em queda alivia temores de inflação, puxando para cima ações de operadoras aéreas e companhias ligadas ao setor de consumo.

Sem a referência norte-americana, devido ao feriado na última segunda-feira (1), o dia foi de menor movimento para as principais praças da Europa. Porém, nesta sessão o bom humor parece ter retornado aos mercados da região.

Inflação
A preocupação com a aceleração inflacionária na zona do euro saiu da pauta dos investidores, levados pela queda dos preços dos combustíveis e metais, assim como pelos indicadores divulgados na última sexta-feira (29).

Liderando a alta na região estão os papéis de companhias ligadas ao setor de consumo e aéreo, que possuem maior exposição às oscilações da commodity. Destaque para os ativos do Thomas Cook, British Airways e Carrefour, que sobem 7,4%, 5,25% e 7,2% respectivamente.

Mercado imobiliário
O primeiro ministro britânico Gordon Brown suspendeu taxas cobradas de compradores de imóveis no Reino Unido para tentar levantar o mercado imobiliário na região, que vive seu pior momento em mais de dezoito anos.

Com a notícia, as ações da Taylor Wimpey (+3,2%) e Persimmon (3%) lideram o avanço entre os papéis de construtoras.

Em baixa
Os ativos de petrolíferas e mineradoras, pressionado pela queda dos preços do petróleo e metais, pesam sobre os principais índices da região.

Em Londres, onde são cotadas as principais companhias do setor, os papéis da Tullow Oil registram queda de 4,19%, enquanto que aqueles da BHP Billiton e Anglo American operam em baixa de 4,19% e 4,82%.

Confira a cotação dos principais índices
O índice DAX 30 da bolsa de Frankfurt negocia em alta de 1,36% e atinge 6.509 pontos, enquanto o CAC 40 da bolsa de Paris sobe 1,19%, chegando a 4.525 pontos.

Por outro lado, o FTSE 100 da bolsa de Londres em baixa de 0,59% a 5.603 pontos.

Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em alta de 1,12%, atingindo a 3.403 pontos.

Facebook
Twitter
LinkedIn