Princípios vitoriosos

O que esportistas e empresários podem ter em comum? Surama Jurdi, empresária e presidente da Agape do Brasil – empresa do segmento de educação empresarial e desenvolvimento humano –, observou o comportamento de 15 grandes personalidades brasileiras, entre elas o empresário Guilherme Leal, fundador da Natura, e o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, e descobriu que os princípios para vencer no esporte e no mundo dos negócios podem ser os mesmos. Por quatro anos Surama acompanhou o dia a dia dessas personalidades e observou como elas agem em momentos decisivos de suas carreiras. A conclusão da pesquisadora foi que todos os entrevistados norteiam seu trabalho em sete princípios para conquistar resultados duradouros. “Eles sabem o que querem, têm foco, comprometimento, são motivados e sabem muito bem usar o networking. Além disso, têm constância e consistência em suas atitudes.”

A partir da pesquisa, a empresária passou a testar o uso desses princípios no dia a dia das empresas e percebeu que com esses processos era possível não só conquistar o sucesso, mas também sustentá-lo. Surama sistematizou esses conhecimentos em um novo método de formação profissional chamado de Resultado Sustentável. “Em qualquer área de sua vida, você só é realizado se consegue sustentar as suas conquistas. Hoje em dia, conquistar é muito fácil para todas as pessoas. Qualquer coisa que você coloque em sua mente e que tenha uma motivação muito forte, você conquista. O desafio maior é sustentar.”

O seminário Atitude para Resultado Sustentável, ministrado por Surama, está entre os mais requisitados do País. Em cinco anos de trabalho, cerca de 150 mil pessoas já fizeram o curso de formação. Em 2011, a empresária se prepara para lançar um livro sobre as técnicas do resultado sustentável.

Você estudou por quatro anos o comportamento de esportistas e empresários brasileiros que são destaque em sua área de atuação. O que você percebeu no comportamento deles?
Surama Jurdi –
Fiz um mapeamento profissional de 15 personalidades para entender seus aspectos comportamentais em diferentes momentos de suas carreiras. Para essa pesquisa escolhi profissionais de renome nos meios empresarial e esportivo como Marcio Utsch (presidente da Alpargatas), Guilherme Leal (fundador da Natura), Oscar Schmidt (ex-atleta de basquete) e José Carlos Grubisich (presidente da Braskem). Procurei entender quais foram os motivos que fizeram com que eles acreditassem no negócio que iam abrir ou na carreira que iam investir e busquei entender como eles reagem em momentos de dúvida, como lidam com os conflitos e com situações de perda e como eles conseguem se reerguer. Neste estudo percebi que havia sete princípios que foram listados por todos eles como essenciais no processo de conquista de resultados. O mais interessante é que esses comportamentos foram identificados em todos os pesquisados, mesmo entre pessoas de diferentes áreas. Esses princípios fizeram com que eles conquistassem seus objetivos e conseguissem manter os resultados.

Que comportamentos foram identificados?
Surama Jurdi –
Foi possível perceber que todos eles sabem o que querem, têm foco, comprometimento, são motivados e organizados e sabem muito bem usar o networking. Além disso, têm constância e consistência em suas atitudes. Essas características podem ser encontradas em qualquer pessoa. O que diferencia essas personalidades é que elas souberam desenvolver e potencializar esses princípios. São pessoas que conquistaram o resultado sustentável.

O que é o resultado sustentável?
Surama Jurdi –
Para a maioria das pessoas sucesso é uma série de atributos como ser feliz, conquistar e ter paz. Com a pesquisa que fiz, cheguei à conclusão que sucesso não é só conquistar – é conquistar e sustentar. Foi a partir disso que criei esse conceito de resultado sustentável. Em qualquer área de sua vida, seja no campo profissional ou mesmo no pessoal, você só é realizado se consegue sustentar as suas conquistas. Hoje em dia, conquistar é muito fácil para todas as pessoas. Qualquer coisa que você coloque em sua mente e que tenha uma motivação muito forte, você conquista. O desafio maior é sustentar. Em todos os meus estudos sempre procurei entender por que alguns chegam lá em cima e continuam subindo, outros chegam lá, batem suas metas e logo caem, e outros passam a vida tentando e não chegam a lugar algum.

E por que alguns alcançam o sucesso e o mantêm e outros não?
Surama Jurdi –
Isso acontece porque as pessoas não sabem no que elas devem focalizar ou focalizam coisas erradas. As pessoas acabam focalizando apenas os resultados e não se elas querem isso e por quanto tempo querem. Desde pequenas as pessoas são orientadas para conquistar o resultado, mas não para sustentá-lo, e isso faz com que as pessoas conquistem o que desejam, mas por pouco tempo. Quando as pessoas não sabem o que querem, não conseguem sair do lugar. Tudo acontece com uma velocidade tão grande que as pessoas se atropelam e não se comprometem com um objetivo, ficam sempre mudando de ideia e assim não chegam a lugar algum. A maior dica para conquistar e sustentar é ter constância e consistência. É ser profundo naquilo que você escolhe. Não dá para falar em resultado sustentável se um dia eu quero uma coisa e no outro algo bem diferente.

 

Como trabalhar para garantir que o sucesso alcançado seja sustentável?
Surama Jurdi –
Há muitas pessoas que não sabem o que querem e o que se comprometeriam a fazer. O primeiro passo para conquistar e manter o resultado é saber exatamente o que se quer e, para isso, é preciso estipular metas. No momento em que a pessoa sabe o que quer, ela se envolve no projeto e isso faz com que ela se comprometa. Essa mudança de postura do ‘eu gostaria’ para ‘eu quero’ faz com que as pessoas que estão ao seu redor também apostem nos projetos delas. É muito simples: você precisa saber o que quer, quais são os seus recursos e o que você precisa fazer para chegar lá. Depois disso é preciso pensar no plano de ação.

Qual é a melhor forma para traçar estratégias para sustentar o resultado alcançado?
Surama Jurdi –
A partir da pesquisa que realizei com as 15 personalidades de sucesso, desenvolvi um seminário de capacitação chamado Atitude para Resultado Sustentável em que eu trabalho formas para incentivar profissionais e empresas a conquistar e manter o que realmente desejam. Minha proposta é trabalhar os conceitos do resultado sustentável e ajudá-los a entender o que eles realmente querem e verificar o que está impedindo-os de chegar lá. Nesse seminário explico como pensam as mentes de sucesso, como agem diante das dificuldades e como transformam dificuldades em oportunidades. Já passaram por esse treinamento cerca de 150 mil pessoas de diferentes regiões do País. Essa é uma capacitação diferente de tudo o que vem sendo oferecido no mercado. Porque enquanto a maioria dos cursos aborda o passo a passo para realizar conquistas, eu oriento os participantes para atingirem seus objetivos, mantendo as consequências positivas a longo prazo, de forma sustentável. Esse é um seminário voltado a empresários, diretores, gerentes e vendedores e dou ênfase ao desenvolvimento dos participantes através de um processo de autoconhecimento.

São poucas as pessoas e as empresas que conseguem manter esse resultado sustentável. Por que isso acontece? É um processo muito difícil?
Surama Jurdi –
Não é um processo difícil, é muito mais fácil do que a gente imagina. É só a gente aprender a mudar a nossa postura diante das conquistas – e essa é a minha proposta. Trabalho isso através de uma dinâmica de alto impacto que faço nos eventos. Minha proposta é ajudar as pessoas a descobrirem o que elas realmente querem e se comprometerem com isso de verdade. No seminário procuro entender o que impede as pessoas de conquistarem e sustentarem.

Qual é o melhor momento para traçar as estratégias que garantam o resultado sustentável?
Surama Jurdi –
Considero que antes mesmo de iniciar um projeto já é importante pensar em como conquistar os objetivos e como mantê-los. Porque, para muitas pessoas, é difícil entender que é preciso traçar estratégias para sustentar o que já foi conquistado quando se está lá em cima, quando, por exemplo, uma marca conquistou uma fatia de mercado ou mesmo quando alguém conseguiu independência financeira. Muitas vezes acontece de a pessoa achar que aquilo nunca vai acabar. Mas é preciso pensar nisso porque não dá para fazer as mesmas coisas e usar as mesmas estratégias de quando se estava conquistando aquele objetivo. Tudo isso precisa ser muito bem planejado, porque senão não sustenta.

Como introduzir os conceitos do resultado sustentável em uma empresa?
Surama Jurdi –
Resultado sustentável é quando todo mundo ganha: o cliente, o colaborador e a empresa. Nesse processo mostro que a empresa precisa se aliar à sua equipe de forma que aquele colaborador também enriqueça trabalhando na organização. Porque quanto mais eles enriquecerem, mais rica será a empresa, e quanto mais fortalecidas estiverem as organizações, mais elas ajudarão a fazer um Brasil melhor.

Quando se fala em capacitação de colaboradores, uma das principais preocupações dos líderes é como manter uma equipe motivada. Em que medida o processo de resultado sustentável pode ajudar nisso?
Surama Jurdi –
Considero que para as empresas é melhor ter uma equipe comprometida do que motivada. As pessoas motivadas ficam empolgadas por um período curto, já a equipe comprometida se envolve mais nos processos, nos programas e nos objetivos da empresa. Somente quando uma equipe está comprometida é que ela fica motivada de uma forma sustentável, ou seja, duradoura. A grande sacada é fazer os colaboradores se envolverem no projeto da organização. No meu curso trabalho para desenvolver profissionais de alta performance com atenção orientada para atitude e ação para resultado sustentável.

Como as empresas podem utilizar esse conceito de resultado sustentável para incrementar seus processos?
Surama Jurdi
– No curso Atitude para Resultado Sustentável trabalho mecanismos para melhorar o comprometimento dos colaboradores de empresas com os resultados da organização. Essa ideia de envolver a equipe nos processos e em todos os projetos da empresa é o que mantém de fato a equipe comprometida com o resultado. Outro aspecto que levo em consideração é o processo de comunicação dos colaboradores com os clientes. Considero que através de uma boa comunicação com o cliente é possível conquistar o resultado sustentável em vendas e transformar o consumidor leal à marca. Criei uma metodologia nova para promover isso, um treinamento que não tem nada a ver com a forma com que os vendedores se vestem ou com a forma que eles sorriem para os clientes. Nessa capacitação que ofereço, ajudo os vendedores a construírem lealdade com os clientes.

Contato: www.resultadosustentavel.com.br

 

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