Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Procon-SP irá realizar ações-surpresa para fiscalizar novas tarifas bancárias

redacao 10/12/2009
redacao 10/12/2009

O Procon-SP dará início nesta semana a diversas operações-surpresa, para verificar se os bancos estão respeitando as novas regras para tarifas bancárias, que entraram em vigor na última quarta-feira (30). Segundo a entidade, as ações serão mais intensificadas no início da adoção das novas regras, mas continuarão ocorrendo por prazo indeterminado.

"A operação procura gerar um efeito multiplicador, para fazer com que outras agências também regularizem a situação", afirma o diretor de fiscalização da entidade, Paulo Arthur Góes.

Participação do consumidor
Além das ações-surpresa, o Procon-SP irá atuar após denúncias de usuários. Para Góes, é fundamental que o consumidor notifique a entidade, caso note alguma irregularidade. "A denúncia pode ser feita pelo telefone 151 ou pessoalmente em um Procon da cidade", afirma.

Para isso, a pessoa deve informar qual foi o problema enfrentado e em qual agência.

A procuradora da República, Valquíria Quixadá, também ressalta a importância da denúncia pelos usuários: "como a fiscalização não pode estar em cada agência, é muito importante que o consumidor leve isso ao conhecimento principalmente do Procon e do Banco Central, para que se possa tratar essa informação de uma forma coletiva", afirma.

Apesar de não informar um número específico de quantas agências serão alvo das operações-surpresa, o órgão estima que serão fiscalizada milhares de locais. Caso seja encontrada alguma irregularidade, o estabelecimento será autuado e poderá responder a processo e receber uma multa.

Em 2007, sete bancos estiveram entre as 20 empresas com maior número de reclamações, no ranking feito pelo órgão.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.