Produção industrial cresce 9,7%, comparada com fevereiro de 2007

A produção industrial brasileira cresceu 9,7% em fevereiro, na comparação com igual mês de 2007, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mês anterior foi registrada queda de 0,5%. E no acumulado dos últimos 12 meses houve avanço de 6,9%.
 
O destaque, informou o coordenador de Indústria do IBGE, Silvio Sales, foi a produção de bens de capital, que  aumentou 25% na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que indica aumento de investimentos em máquinas e equipamentos.
 
“Os números mostram que a produção de bens de capital continua avançando acima da média da indústria. Isso significa a criação de capacidade de oferta mais para a frente e também um sentimento positivo por parte daqueles que estão encomendando máquinas e equipamentos”, disse Sales.
 
De janeiro para fevereiro deste ano, 13 dos 27 ramos pesquisados registraram queda, com destaque para a indústria farmacêutica (-33,2%). O recuo ocorreu após a produção industrial anterior ter registrado um aumento de 1,7% em janeiro.

Registraram crescimento as atividades dos segmentes de material eletrônico e equipamentos de comunicações (14,7%), compensando a queda de 12,6% no mês anterior; máquinas e equipamentos (2%) e refino de petróleo e produção de álcool (1,2%).

Facebook
Twitter
LinkedIn