Produção nacional de eletroeletrônicos cai

A importação de TVs e aparelhos de áudio tem sido adotada pelas empresas

Em função da alta no dólar, a importação de TVs e aparelhos de áudio tem sido adotada pelas indústrias brasileiras desde o ano passado. Por conta disso, produção desses produtos no País vem sendo abandonada.

Para se ter uma ideia, a Pesquisa Industrial Mensal de junho, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelou que a produção de eletrodomésticos e eletronicos recuou 4,4% no segundo trimestre do ano, depois de já ter caído 8,2% no primeiro trimestre. O segmento de linha marrom – no qual estão inseridos os equipamentos de som e a TV – acumulou uma queda de 20,4% na produção durante os primeiros seis meses do ano, contrastando com uma alta de 1,7% da indústria como um todo.

Apesar disso, as vendas de produtos da linha marrom seguem em alta no varejo, impulsionadas principalmente pela maior oferta de importados, cuja principal consequência é a queda nos preços ao consumidor. "Temos hoje produtos como DVD e aparelhos de áudio, com crescimento no comércio, que foram carros-chefes de muitas indústrias no passado, mas deixaram de ser fabricados no País, ou seja, estão sendo importados", afirma Wilson Périco, presidente da Sinaees, sindicato que reúne fabricantes de eletroeletrônicos de Manaus (AM).

Facebook
Twitter
LinkedIn