Produtos derivados do café também são destaques na Expocafé 2011

redacao 17/06/2011
redacao 17/06/2011

 Os visitantes ainda poderão acompanhar em 133 estandes e 21 dinâmicas de campo inovações para a modernização das lavouras cafeeiras. Além de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura o visitante também poderá conhecer artesanato em madeira e palha de café, vestuário em couro, cosméticos de café, cachaças certificadas, licores e bebidas produzidas na região de Três Pontas.

Entre os destaques do evento também está o curso de classificação e degustação de café, promovido pelo Sebrae-MG, em parceria com o Centro de Excelência do Café (Sebrae/Coccamig). O curso tem como objetivo demonstrar a produtores, degustadores e público em geral as variações da bebida. De acordo com o instrutor do curso, Douglas Martins, os participantes entenderão diferenças físicas e sensoriais de 15 amostras de café, da menor qualidade a mais refinada. O curso será amanhã, de 9h às 12h e de 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no estande do Sebrae.

Os participantes estão tendo a oportunidade de visitar o cafezal da Fazenda de Três Pontas e conhecer as cultivares de café resultantes de vários anos de pesquisa. Nesta edição da Expocafé, pela primeira vez, está sendo oferecido treinamento para operadores de máquina. São quatro cursos diários com capacidade para 30 pessoas, com os temas: manutenção preventiva e corretiva de derriçadores de café, de motores de dois tempos e importância da colheita mecanizada nas lavouras cafeeiras.

Encontro de inovação de café

Nesta sexta-feira (17) às 9h, acontecerá o 1º Encontro de Inovação de Café, realizado em parceria com o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI/Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior). Serão apresentadas seis tecnologias desenvolvidas para a cadeia produtiva do café: soluções biotecnológicas para tratamento de água residuária do café, a utilização do controlador programável com comunicação sem fio e inversor de frequência para irrigação, novo nutriente de planta composto por organominerais-marinho, sistema computacional para classificação de grãos, gasificador para secagem de café e medidor laser portátil de atividade foliar.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.