Programa do Sebrae ajuda a inserir mais qualidade na gestão

A excelência da qualidade na gestão, em todos os setores de uma pequena empresa, é fator fundamental para que ela se mantenha e possa crescer no mercado. Para auxiliar empresários a inserir a qualidade na prática da gestão empresarial, o Sebrae/PR lançou na semana passada, no Hotel Planalto, em Ponta Grossa, mais uma edição do Programa Sebrae de Gestão da Qualidade (PSGQ). 

O Programa é voltado para empresas de diferentes segmentos, como indústria, comércio e serviços, com nível de maturidade para implantação de programa de qualidade, ou seja, que já estejam no mercado há pelo menos dois anos. A consultora do Sebrae/PR, Aline Daiane Monteiro, explica que o foco do PSGQ é disseminar a importância de um sistema de gestão voltado à qualidade, possibilitar a compreensão da necessidade de mudança pessoal e organizacional, ampliar a visão estratégica do negócio do gerenciamento por processos, da valorização das pessoas e da melhoria do ambiente do trabalho. 

Com o objetivo de aproveitar os bons resultados obtidos com a Bady Distribuidora de Carnes, a empresária Jussara Carvalho Gomes, de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, se interessou pelo PSGQ e vai integrar a nova turma. “Nossa empresa está crescendo e notei que é preciso mais organização. Quero delegar mais funções, descentralizando um pouco de mim e do meu marido”, conta. A empresa, fundada há dois anos, comercializa carnes do atacado e disponibiliza venda por delivery. 

Já o empresário Gabriel José Messias, da Super Light Alimentos, que trabalha com a venda de alimentos no atacado, no Paraná e em Santa Catarina, quer dar uma ‘repaginada’ na empresa. “Preciso rever alguns processos, enfim, necessito de dicas para efetuar algumas mudanças internas”, diz. 

O Programa é dividido em cinco partes, que são Fundamento da Excelência, D’Olho na Qualidade, Parcerias Eficazes, Processos e Visão Estratégica. No módulo “D´Olho na Qualidade”, por exemplo, o empresário aprende a combater o desperdício. Já na última parte do curso, ele desenvolve competências, para pensar e agir no negócio, alinhadas à visão de futuro. 

Dentre os principais resultados obtidos pelas empresas que participaram do PSGQ estão maior garantia de mercado, abertura de novas frentes, redução de custos, criação de novos negócios, clima de incentivo e participação, redirecionamento do marketing e retorno mais compensador. Segundo a consultora do Sebrae/PR, não há mais vagas para o ano de 2014, mas os interessados podem deixar o nome na lista de espera para a próxima edição, que acontece no próximo ano, por meio do telefone (42) 3225-1229. Nesta edição, foram abertas dez vagas, sendo permitida a participação de até duas pessoas por empresa. O curso começa no dia 31 de março e segue até dia 10 de outubro. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn