Programa estimula empresas a adotarem a inovação na gestão

redacao 25/01/2013
redacao 25/01/2013

Iniciativa desenvolvida pelo Sebrae pretende atender a três mil negócios gaúchos até 2014

O Sebrae no Rio Grande do Sul prossegue com os atendimentos do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) este ano, desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa tem como objetivo auxiliar gratuitamente pequenas empresas na identificação de oportunidades de inovação, seja em produto, processo ou, ainda, na gestão do negócio. No mês de março inicia-se um novo ciclo do ALI em que as empresas atendidas em 2012 serão acompanhadas para levantamento dos resultados alcançados com a implementação de ações inovadoras.

“Nossa meta até 2014 é atender a três mil empresas gaúchas dos setores da Indústria, Comércio e Serviços”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch. Os empreendimentos interessados em participar recebem a visita do agente – profissional capacitado pelo Sebrae – que faz uma apresentação do programa. Assim que a empresa confirma sua adesão, realiza-se um diagnóstico de gestão e inovação. “A partir disso, estabelece-se linhas para a elaboração de um plano de ação com objetivo de gerar oportunidades de inovação para a empresa”, complementa a gestora do ALI Claudia Rodrigues.

Todas as atividades realizadas pelo agente contam com a supervisão de um consultor sênior e da gestora do programa. O agente tem como diferencial ser um profissional formado e bolsista de extensão do CNPq.

A empresa Tecnisul Mecatrônica, de Estância Velha, aderiu ao programa em maio de 2012 e já sente os resultados. Um dos benefícios destacados é o aumento do faturamento em virtude das vendas que cresceram após a adesão ao ALI. Além disso, conquistou novos clientes e está exportando para Portugal e Argentina. “Este ano, o objetivo é elaborar o planejamento estratégico, estabelecendo objetivos que, a partir de agora, deixam de ser apenas sonhos para tornarem-se metas possíveis”, ressalta o proprietário Henrique Matheus da Silva. A empresa é familiar e foi fundada em 2003.

O programa ALI atendeu 2.795 empresas em 2012. Os interessados em participar podem solicitar atendimento por meio da Central de Relacionamento Sebrae ou das unidades de atendimento.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.