Programa leva inovação a pequenas empresas gaúchas

O Programa Agentes Locais da Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece acompanhamento especializado para pequenos negócios interessados em desenvolver ações de inovações em produtos, processos, marketing e gestão organizacional nos setores da indústria, comércio e serviços.

A gestora do programa pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, Michele Ballejos Seleri, explica que os agentes são profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, bolsistas do CNPq. Eles acompanham as ações com foco em inovação, que devem ser implementadas em até dois anos. “O acompanhamento é gratuito e individualizado e as ações sugeridas pelo agente são resultado do diagnóstico efetuado em cada empresa”, detalha.

Os interessados em aderir ao programa devem entrar em contato pelo número 0800.570.0800. Podem se inscrever pequenas empresas, com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões, que não participam dos projetos Coletivos do Sebrae no estado, dos setores da Indústria, Comércio e Serviços, da capital e do interior do estado. “São mais de 50 agentes divididos nas regiões Metropolitana, Sinos, Caí e Paranhana, Vale do Taquari e Rio Pardo, Serra Gaúcha, Sul, Planalto e Noroeste”, destaca Michele. As informações detalhadas do programa estão disponíveis no site do SEBRAE/RS e a fase de prospecção do programa vai até agosto de 2015.

Quem participa não se arrepende. A Quatro G Pesquisa & Desenvolvimento, de Porto Alegre, mudou sua trajetória a partir do ALI. “Quando conhecemos o programa, entendemos que esse seria o caminho para atingirmos o nosso tão sonhado crescimento”, conta a sócia e diretora Joceli Chies. Depois de completar o ciclo de participação no programa, a empresa aumentou seu faturamento em 35% em comparação com o primeiro trimestre de 2013. A mudança na forma de pensar o negócio e a estratégia rendeu também maior sucesso nas licitações. “No primeiro mês, conquistávamos aproximadamente 50% das concorrências. Atualmente, estamos com 80% de resultados positivos nessa área”, comemora Joceli.

Facebook
Twitter
LinkedIn