Programa Perda Zero ajuda empresas a evitar o desperdício

Ação realizada ao longo de 2013 apresentou resultados positivos para os 18 empreendimentos gaúchos participantes

Desenvolvido ao longo de 2013, o programa Perda Zero, iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Sul, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) chegou ao final deste ano apresentando resultados positivos para as empresas participantes. A iniciativa buscou reduzir custos e estimular ganhos de competitividade nesses empreendimentos, incentivando a redução de perdas e desperdícios nos processos produtivos, utilizando técnicas de fabricação enxutas.

“Os empresários que acreditaram na iniciativa estão satisfeitos com os resultados obtidos, pois conseguiram um desempenho fabril mais amplo e com melhores indicadores”, ressalta o técnico da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae no estado, Saulo Morschel. A ação contemplou 393 horas de atividades, englobando oficinas sobre temas como manutenção preventiva, layout de produção, sistema Kanban, gestão visual e troca rápida de ferramentas, entre outros, além de diagnóstico individualizado das 18 empresas, seminário de sensibilização e visitas de acompanhamento. Cada empresa recebeu 73 horas de atendimento, sendo 22 horas de atendimento individualizado e 51 de treinamentos compartilhados.

De acordo com Morschel, entre os resultados auferidos pelo Programa Perda Zero estão o uso, com sucesso, da gestão visual no controle da produção; o estabelecimento de metas de produção e de indicadores; a revisão de layouts produtivos, com expressiva redução das áreas utilizadas, redução de transporte e melhoria da organização; redução no consumo de energia pela racionalização no uso dos equipamentos; redução dos estoques e do lead time de produção. 

Sandra Simone Pasa, diretora da Vettura Motor Home, de São Leopoldo, destaca a importância de participar da iniciativa. “A empresa planejou e está pondo em prática uma série de mudanças para evitar o desperdício. Agradeço a atenção de todos os profissionais que nos orientaram em busca da concretização desse processo”, afirmou.

Quem também elogia o Programa Perda Zero é Gilson Rigo, da Gomasul Borrachas Ltda, de Bento Gonçalves. “Nossos resultados são muito interessantes, e, aos poucos, estão mudando a nossa maneira de organizar a empresa, racionalizar o fluxo interno de materiais e criar uma matriz de responsabilidades”, salienta. 

Facebook
Twitter
LinkedIn