Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Projeção para inflação continua em alta, mostra boletim Focus

redacao 04/04/2011
redacao 04/04/2011

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve chegar a 6,02% no final do ano, de acordo com estimativa média da pesquisa que o Banco Central (BC) realizou na última sexta-feira (1º) com uma centena de analistas financeiros para saber as expectativas do mercado em relação aos principais indicadores da economia.

Os resultados da pesquisa foram divulgados há pouco pelo BC, no boletim Focus, e mostram que as estimativas de inflação no varejo sobem há quatro semanas, distanciando-se do cálculo de 5,6% apresentado no Relatório Trimestral de Inflação que o banco apresentou na última quarta-feira (30). No boletim Focus divulgado na semana passada, a estimativa para o IPCA era 6%.

As perspectivas para os preços administrados ou monitorados por contrato (energia, combustíveis, telefonia fixa, educação, saúde e outros), que tinham projeção de 4,50% no ano, aumentaram agora para 4,60%.

A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), também aumentou, de 5,53% na semana passada, para 5,57%. Esse cálculo é válido só para São Paulo.

Houve ligeira melhora, porém, nas expectativas para os preços no atacado, pesquisados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) diminuiu de 6,99%, na pesquisa anterior, para 6,96%; e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), de 7,02% para 7%.

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.