Projeto Mercado de Fronteira define novo marco das rotas de comércio

Uma nova perspectiva comercial das empresas de Mato Grosso está amparada na integração geográfica do Estado com países andinos, principalmente Bolívia, Peru e Chile, por meio do Projeto Mercado de Fronteira Brasil-Peru, uma ação estratégica do Sebrae nos estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre. O foco é o aproveitamento da Rodovia Interoceânica de Assis Brasil (AC), que liga o Brasil ao litoral peruano do Pacífico, num percurso de 1.400 Km.

O trabalho do Sebrae/MT voltado a mercados externos inclui a capacitação urgente de agentes de comércio, dentro do esforço para integração de países de fronteira com o Brasil e de políticas públicas para integração. “São oportunidades que se abrem, acesso a novas rotas e mercados e capacitação dos empresários além da fronteira”, avalia a gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae em Mato Grosso, Marta Torezam. O Encontro Internacional de Negócios de Mato Grosso (Exponegócios), que será realizado nos dias 15 e 16 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, segue essa tendência.

As ações atuais estão embasadas, segundo a gerente, no suporte oferecido pelo Sebrae em cerca de 30 missões locais, nacionais e internacionais. Simultaneamente, ocorre a sistematização de esforços de incentivo às correntes de comércio, como a instalação, no início deste mês, do Conselho Permanente de Exportação (CPEX-MT).

O mecanismo é uma parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e se traduz em uma instância de orientação a respeito dos processos de comércio exterior que reúne os setores público e privado. A finalidade é ser um fórum de diálogo e ação para incrementar e diversificar contatos comerciais de empresas do Estado com outros países, cujo presidente é o governador Blairo Maggi.

Iniciativas como essa é que explicam o fato de as empresas de Mato Grosso terem obtido avanço de 66% no faturamento com exportações no primeiro semestre deste ano (US$ 3,8 bilhões) em comparação com igual período em 2007. Em 2008, ocorre um aprofundamento de relações comerciais entre empresas de Mato Grosso e países vizinhos, incentivado pelo Projeto Mercado de Fronteira Brasil-Peru. Há uma semana, o Sebrae/MT, dentro da perspectiva de integração continental, levou um grupo de empresários para a Feira Internacional de Arequipa, no Peru.

No início de julho foi realizado em Cuiabá o Seminário Internacional Oportunidades de Negócios Brasil, Peru e Bolívia. A importância que o Peru ganhou na agenda empresarial do Brasil pode ser vista na visita, prevista para setembro, que o presidente peruano Alan Garcia fará a São Paulo, onde participa de evento de promoção comercial entre os dois países.

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