Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Publicitário agarra oportunidade no franchising para mudar de vida

“Posso dizer que tudo mudou”, fala franqueado da SMS Digital após entrar para a rede

Redação 30/12/2016
Redação 30/12/2016

A vida exige recomeços. A questão é algumas vezes assustadora, mas realmente necessária para seguir em frente. No empreendedorismo não é diferente, muita gente recomeça a vida a partir do momento em que toma coragem de arriscar, e abre seu próprio negócio. Alguma delas, procuram uma ajudinha, e por isso, recorrem ao franchising.

O segmento faz sucesso nesse momento por oferecer estrutura. Ou seja, proporciona conhecimento de mercado, suporte para condução dos negócios, e treinamento para o franqueado aprender a conduzir todas as áreas que pertencem ao empreendimento – e ao mercado como um todo também.

Os números mostram bem essa realidade. As franquias sempre tiveram um desempenho positivo no Brasil. Tanto que o país é o 4º no mundo em números de marcas e o 6º em números de unidades, segundo a ABF (Associação Brasileira do Franchising). Na contramão das empresas fechadas e dos empregos perdidos, o setor permaneceu criando oportunidades em 2016, e com isso, registrou um crescimento de 7,6% no 1º trimestre em comparação ao ano anterior. O faturamento de R$31,331 bilhões subiu para R$33,709 bilhões, ainda de acordo com a associação.

Cassiano Carvalho, 39 anos, há algum tempo viu sua vida mudar ao entrar para universo dos negócios. “No meu caso aconteceu a combinação de duas circunstâncias, a demora na oferta de vagas no mercado para recolocação, aliado à ideia de abrir meu negócio próprio. Pesquisei muito! Fui conhecer a franqueadora SMS Digital, conversei com outros franqueados e decidi por ela”, contou o jovem empresário, sobre seu início no empreendedorismo.

A SMS Digital é uma rede com foco em comunicação via SMS para PME – Pequenas e Médias Empresas, oferecendo soluções exclusivas para pesquisas, relacionamento e divulgação de informações por mensagem de texto. Atualmente Carvalho completa três anos como gestor da unidade em Piracicaba (SP). De acordo com ele, a opção pela marca causou a sinergia com a área de atuação no qual é formado – o mesmo é publicitário, possibilitando a inserção no mercado com valor de investimento baixo. Classificada como micro, o negócio exige um investimento inicial a partir de R$19 mil.

Cassiano conta sobre as mudanças que enfrentou com a sua escolha. “Posso dizer que tudo mudou. O meu “eu”, principalmente. Hoje encaro desafios de uma forma muito mais positiva, sei que as coisas só vão acontecer se eu fizer algo. Ter um empreendimento próprio gera na gente um senso de urgência. Exige disciplina e vontade de fazer as coisas acontecerem”, revelou.

Entre as principais mudanças, ele destaca a autonomia. Cassiano classifica a liberdade como algo que se reflete na “saúde pessoal e profissional”. Sua rotina que era conduzida pelo ex-chefe, atualmente segue em um ritmo diferente. Ele impõe suas próprias regras e controla seus horários. “Hoje divido a semana entre prospectar clientes, fazer acompanhamento da carteira e um pouco das questões administrativas. Tenho autonomia para tomar minhas decisões e decidir meus melhores horários. Meu dia rende muito. Costumo dizer que é muito trabalho, entretanto além de ser algo que é meu, o retorno financeiro é bem mais satisfatório”, esclareceu.

Já considerada como uma unidade de sucesso, ele conta como foi sua caminhada. “Dediquei meu tempo em construir credibilidade com meus clientes, estando presente, sendo franco nas negociações e mostrando minha capacidade de ajudá-lo a resolver problemas. O resultado é que hoje todos eles ficam a vontade para me indicar a potencias clientes ou usar novos produtos como o SMS Studio.

Ainda assim a rotina de prospecção é contínua, caso contrário a meta de vendas mensal não é cumprida. É com esta combinação: relacionamento próximo com clientes e prospecção contínua que consigo manter a franquia rentável e sempre em desenvolvimento”, revelou enfatizando que valeu a pena se tornar empreendedor.

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.