Qualificação de mão de obra é um dos desafios para fazer o Brasil crescer, diz Mantega

Um dos principais desafios para fazer o Brasil crescer é qualificar a mão de obra. É o que afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na primeira reunião do GAC (Grupo de Avanço da Competitividade). Ele também citou como desafios a melhora das contas externas e a resolução de problemas com o câmbio.

"Um dos gargalos que podemos ter para a continuação do crescimento do País é a escassez de mão de obra com a qualificação adequada. Então, temos que juntar esforços e implantar no País um grande programa de qualificação de mão de obra", afirmou o ministro, de acordo com a Agência Brasil.

Segundo Mantega, o investimento em qualificação é prioritário para que cidadãos que estão desempregados entrem no mercado de trabalho.

Contas externas
Quando se trata do deficit em transações correntes, o ministro destacou a importância de melhorar o desempenho das exportações brasileiras diante das importações.

O deficit em transações correntes do Brasil no ano passado foi US$ 47,518 bilhões negativos, o que corresponde a 2,28% do PIB (Produto Interno Bruto). O valor é quase o dobro do registrado em 2009, quando o deficit registrado foi de US$ 24,3 bilhões.

"Temos de fazer com que as exportações cresçam mais do que as importações. Não podemos permitir que haja um aumento do deficit em conta corrente", disse Mantega.

GAC
O Grupo de Avanço da Competitividade foi fundado em 2009, durante a crise financeira internacional. O primeiro nome dado era Grupo de Acompanhamento da Crise.

O momento atual é chamado por Mantega de pós-crise e o classifica como o período em que o Estado tem de fazer um esforço de redução de gastos de custeio e impedir novos gastos. Assim, abre-se espaço para desonerações e redução da taxa de juro.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn