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Quatro atitudes para vender mais e melhor no fim de ano

O consultor empresarial Roberto Vilela aponta atitudes que garantem a empresas e profissionais desempenho acima da média e ajudam a vencer a concorrência na reta final de 2016

Redação 23/11/2016
Redação 23/11/2016

O ano de 2017 está cada vez mais próximo. Mas antes de curtir as férias ou colocar em prática os planos para o novo ano, profissionais e empresas podem potencializar os resultados na reta final de 2016. Para o consultor da Mega Empresarial, Roberto Vilela, aproveitar datas como Natal ou Réveillon é apenas a ponta do iceberg. Ele esclarece que é preciso se preparar para as últimas semanas do ano e garantir que as contas encerrarão com saldo positivo.

O consultor lista quatro atitudes para que vendedores e empreendedores coloquem em prática e garantam aumento de vendas:

Antes de tudo, estude
Roberto explica que é sempre importante estar atualizado. Seja sobre o produto ou serviço, ou sobre a necessidade do cliente. “O que não faltam são pesquisas que apontam as tendências de consumo e as expectativas do consumidor. No varejo isso é ainda mais comum. Antes de abordar o cliente é essencial saber o que ele deseja, ouvir a opinião e estar preparado para oferecer o melhor”, diz.

Fique de olho no estoque
Para garantir um superávit no saldo, uma boa dica, de acordo com o consultor, é analisar itens em maior quantidade no estoque e apostar em promoções. “Vale desconto e também melhores condições de pagamento, parcelamento facilitado. É preciso ter em mente que estoque é dinheiro parado – e perdido – e que o produto pode vencer ou se tornar obsoleto. Antes que uma nova versão dele chegue ao mercado, invista em ações para vender logo”, explica.

Utilize o social selling
Para Roberto, uma das grandes mudanças na abordagem comercial dos últimos anos é o uso das redes sociais nos negócios. Essa prática, conhecida como social selling, não deve passar despercebida. “No entanto, é preciso bom senso. Não adianta mandar uma mensagem padrão para todos. O ideal é investir em contatos mais próximos e personalizados, com sugestões pensadas para determinado cliente ou grupo de consumidores. O vendedor também deve estar disponível para responder dúvidas ou críticas. Os aplicativos de mensagem instantânea fazem sucesso justamente pela rapidez na comunicação. Esteja atento”, aconselha.

Resiliência é essencial
O consultor da Mega Empresarial lembra que nem sempre o caminho é fácil e se adaptar diante das dificuldades, permanecendo firme, é uma atitude essencial para o sucesso. “A crise ainda existe, a inadimplência é um fantasma que insiste em assombrar consumidores e empresas. Nem tudo são flores mas não dá para usar as situações ruins para justificar a falta de resultados. Se uma estratégia não funcionou, busque adaptá-la de forma que seja mais assertiva ao seu público. O importante é não se acomodar e deixar para buscar apenas em 2017 resultados que podem acontecer ainda neste ano”, finaliza

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