Quatro dicas para um negócio duradouro

De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas (IBGE), apenas 37,8% das empresas brasileiras chegam a completar cinco anos. Os dados são de outubro de 2017. O que as organizações que permanecem no mercado têm de diferente para sobreviver? Pedro Graciola é o gestor e um dos sócios do Fazzenda Park Hotel, que  completa 20 anos em 2018. O empreendimento começou como um pesque pague. Cresceu e se transformou em uma referência no Brasil. Hoje são 249 apartamentos e mais de 2 milhões de metros quadrados, que garantem o contato com a natureza e animais da fazenda. É ele quem elenca alguns fatores importantes para quem quer continuar no mercado e alcançar o sucesso duradouro.

1. Estratégia a longo prazo

Quando você sonha em empreender não sabe quanto tempo vai durar no mercado. Mas com planejamento a longo prazo é bem provável que a sua marca sobreviva, independentemente de crises políticas ou econômicas. Um planejamento bem detalhado a longo prazo é fundamental para chegar ao sucesso.

2. Inovação permanente

Você está atento às necessidades de mercado? Elas estão sempre em movimento. E cada vez mais a evolução acontece de maneira rápida. Então, fique atento a novas ideias e propostas para que seu negócio surpreenda a todo o momento. O cliente gosta de ser surpreendido.

3. Equipe treinada e comprometida

Normalmente o sucesso de uma empresa é resultado de um trabalho em equipe bem feito. Por isso é tão importante estar cercado de profissionais capacitados e comprometidos. Ouça sempre o que cada um tem a falar e invista continuamente em treinamento. Um time forte pode tornar a sua empresa a melhor.

4. Ouça o cliente

Ouvir o que o cliente tem a dizer é fundamental para que qualquer negócio tenha um futuro promissor. Escutar críticas e ideias de quem utiliza o produto ou serviço só vai ajudar no desenvolvimento do seu negócio.

Facebook
Twitter
LinkedIn