Recuperação econômica e encomendas de final de ano reduzem falências em setembro

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações aponta 135 pedidos de falências no mês de setembro, em todo o país. O número foi menor que os 192 requerimentos de agosto. Este indicador é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados, e é segmentado por porte.

Dos 135 pedidos de falências em setembro de 2012, 82 foram feitos por micro e pequenas empresas, 32 por médias e 21 por empresas de grande porte. Ainda em setembro de 2012, houve 54 falências decretadas, ante 80 em agosto último e 82 em setembro de 2011.

Para os economistas da Serasa Experian, o fluxo de caixa das empresas está menos pressionado por causa da redução dos juros, sobretudo no capital de giro, e da redução gradual da inadimplência do consumidor.

Além disso, o ambiente para geração de receitas está mais favorável em decorrência do início da recuperação econômica, dos estímulos ao consumo e das encomendas para o Dia das Crianças e início dos pedidos para o Natal.

Esse conjunto de fatores levou a uma redução significativa nos indicadores de insolvência empresarial em setembro de 2012 ante o mês anterior.

Tendo como base de comparação setembro de 2011, em que ocorreram 108 requerimentos de falências, entretanto, observou-se aumento nas falências requeridas em setembro de 2012. Isto porque são usadas como instrumento de cobrança. Houve também um aumento significativo nos pedidos de recuperação judicial no mesmo período (setembro 2012/2011) por conta da pior situação das empresas frente ao agravamento da crise global e a piora no nível de atividade.

A série histórica deste indicador está disponível em:

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.
Você também lê esta notícia em

http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/noticia_arquivo_2012.htm

Facebook
Twitter
LinkedIn