Rede de franquias aposta no mercado de estágios

Investir na contratação de estagiários tornou-se ponto chave para muitas empresas que se preocupam com a qualidade do ambiente organizacional, principalmente para a moldagem e a descoberta de novos talentos. Foi isso que o empresário Aristides Ianelli Júnior vislumbrou ao formatar a ideia de um negócio capaz de recrutar e selecionar os jovens de acordo com o perfil para cada vaga em questão.

Após atuar como bancário durante muitos anos, Ianelli teve uma experiência em uma instituição voltada à divulgação de estágios. “Notei como era trabalhoso para muitas empresas a contratação de jovens acadêmicos e identifiquei inúmeras deficiências até pensar em criar um negócio próprio que resolvesse isso”, comenta.

Foi assim que em maio de 2002, Ianelli decidiu criar a Estagilize, na época chamada de Ideal Estágios, uma empresa de integração de estágios, ou seja, focada em realizar uma conexão entre o estudante e as empresas que criam as oportunidades de estágio.

“Realizamos uma rigorosa pré-seleção dos candidatos. Assim, a empresa recebe indicações apenas daqueles que se encaixam no perfil desejado, além de contar com toda a orientação necessária para a documentação e legalidade do processo de contratação”, afirma Ianelli.

Por outro lado, muitos empreendedores associam o estagiário com mão de obra mais barata, o que está longe de ser uma ação de sucesso sobre o negócio. Na visão da Estagilize, a abertura de uma vaga de estágio deve incentivar o crescimento e colaborar para a formação profissional do estudante, ocasionando – até mesmo – a descoberta de um grande talento.

“Muitos empreendedores sofrem por não saber exatamente o que buscam no mercado e, sobretudo, desconhecem os detalhes da legislação do estágio. É muito importante que cada companhia faça o anúncio da vaga com bom senso, pois se trata de um investimento que influenciará na conduta e nos princípios da identidade corporativa”, lembra o diretor da Estagilize.

O nome atual veio em 2011 quando foi identificada a necessidade de investir em um nome de maior valor e fortalecer o reconhecimento neste nicho do mercado. A vasta experiência na área permitiu que em 2015 Ianelli transformasse a Estagilize na primeira rede de franquias do noroeste paulista especializada no recrutamento, seleção e encaminhamento de estudantes para as vagas de estágio.

Com investimento inicial a partir de R$ 36 mil para o modelo Store in Store, ou seja, no qual a unidade pode ser instalada dentro de outra empresa como uma escola de cursos técnicos ou profissionalizantes, é voltada para o empresário que já tem outra atividade. Dessa forma, pode elevar o seu faturamento com um investimento menor, uma vez que já possui estrutura, equipamentos e RH, além  de ainda poder aproveitar uma capacidade ociosa que sua estrutura pode ter para gerar mais resultados. Outro modelo é o Agência (modelo comum de negócio sem estar consorciado com outro) com investimento inicial a partir de R$ 62 mil.

Ambos os modelos oferecem ao franqueado assessoria em todas as fases do processo, como escolha do ponto comercial; marketing de inauguração; implantação e inauguração da unidade; gestão da franquia (nas áreas administrativa, comercial e operacional); desenvolvimento do projeto arquitetônico; treinamentos operacionais e gerenciais; manuais de operação e gestão de negócio; supervisão de campo.

Facebook
Twitter
LinkedIn