Rede de franquias apresenta classificado online automotivo como opção de investimento

Rede de franquias apresenta classificado online de carros como opção de investimento em alta no mercado

Conforme análise levantada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil é o terceiro maior mercado de franquias do mundo e o que mais cresce. De 2008 a 2009, o faturamento do setor saltou de R$ 55 bilhões para R$ 63 bilhões. O número de redes franqueadas evoluiu de 1.379 para 1.643. No mesmo período, o crescimento em unidades franqueadas foi de 71.954 para 79.988.

Aproveitando esse mercado, o empresário Paulo Cruz criou em 2009 o portal Temusados. Trata-se de um site de ofertas para comprar ou vender carros, caminhões, motos e aviões, usados, novos ou seminovos. A ideia surgiu quando o empresário precisou vender três caminhões em um site. “No começo eu tinha um frigorífico em Mato Grosso, porém, como estava cansado do setor, decidi vender a empresa. Quando necessitei revender alguns veículos percebi que este estilo de empreendimento pela internet era muito viável”, lembra.

Antes de montar o negócio Paulo percebeu que o mesmo poderia virar uma franquia e em 90 dias já possuia quatro unidades. Hoje a empresa é o único modelo de franquia neste segmento. Atualmente há franqueados em 27 localidades, entre elas Acre, Bahia, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em São Paulo, nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Birigui, Limeira, Lins, Marília, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Penápolis e Promissão.

O primeiro franqueado da rede foi o diretor comercial Alessander Aleixo, de Rio Claro (SP), que hoje conta com 120 lojas cadastradas. “Eu queria um negócio que pudesse beneficiar o maior número possível de pessoas. Além disso, brasileiro é apaixonado por carros e o site é um negócio extremamente promissor, só tende a crescer”, diz Aleixo.

Segundo o diretor comercial, o portal facilita a vida do consumidor, pois ele vai direto às lojas que tem o carro que procura. “O usuário economiza tempo e o site ajuda a comparar preços e fazer um negócio melhor. Por outro lado, para o lojista, revendedor ou concessionária também é uma excelente ferramenta de divulgação, com baixo custo e grande visibilidade.”

Já o franqueado Hélio Rodrigues, de Nova Iguaçu (RJ), começou no negócio no mês passado e já tem meta de fazer a primeira franquia. “Quero desenvolver intimidade e novos padrões com o negócio. Posteriormente, tudo dando certo e estando preparado, vou expandir para outras áreas do Rio de Janeiro e, quem sabe, Brasil. Além do que, o mercado de carros usados no Rio é aquecido e a web é o primeiro caminho de pesquisa”.

Durante a implantação, uma equipe vai até a região da franquia para formatar, cadastrar as principais lojas e treinar técnicas de abordagem para a captação de clientes e funcionamento do software administrativo e do site. “Para auxiliar nossos franqueados, disponibilizamos suporte, que funciona de segunda a sexta-feira.”, explica Cruz.

Para abrir uma franquia Temusados, o investimento inicial dependerá de cada região franqueada, variando de R$ 13.000 a R$ 60.000. Já a taxa de franquia fica entre R$ 10.000 a R$ 50.000 e o percentual de rentabilidade pode chegar a 50% do faturamento.

O portal Temusados funciona da seguinte forma: o franqueado regional credencia lojas de veículos usados local no site, que se torna a vitrine eletrônica dos produtos. Através do portal o consumidor faz uma pesquisa e seleção de carros via internet para compra, envia ao lojista para contato pessoal e vai à loja apenas para averiguar as condições reais do veículo e fechar negócio. 

Contato: www.temusados.com.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn