Rei do Mate encerra primeiro ciclo do projeto Franchising de Baixo Carbono

  O Rei do Mate – rede de casas de mate – finalizou a primeira etapa do Programa Franchising de Baixo Carbono, projeto lançado pela Associação Franquia Sustentável (Afras) no início do ano. Com o objetivo de conscientizar os franqueados, equipe interna, fornecedores e consumidor final, o Rei do Mate foi uma das 15 empresas pioneiras do setor a aderir o projeto.

Nos últimos seis meses, cinco unidades da rede foram monitoradas para registrar e avaliar os impactos causados pelas atividades envolvidas na operação. O objetivo principal do levantamento era mapear a compensação dos GEEs (Gases de Efeito Estufa) gerados com o consumo de energia, água e efluentes líquidos.

“A compensação parcial acontece por meio do plantio de árvores de espécies nativas que serão recompostas nas matas ciliares na região do rio Xingú, no Mato Grosso”, explica João Batista da Silva, diretor de franquias do Rei do Mate.

Os dados coletados nessas lojas serão utilizados como modelo para outras unidades da rede. “Vamos divulgar o levantamento e as informações para todos os demais franqueados. A ideia é aplicar o conhecimento conquistado em outras lojas da rede em operação por todo o país”, afirma o diretor.

As lojas participantes são: Garatinguetá (Centro/SP); Guarulhos (SP); Internacional Shopping Guarulhos (SP); Butantã Shopping (SP) e Shopping Itaipu Multi Center (RJ). Para Ronaldo Cesar Coelho, franqueado de uma das lojas participantes do projeto inicial, a conscientização é a parte mais importante de todo o projeto.

“Começamos um trabalho e ainda temos muito pela frente. Fico feliz por saber que estamos atribuindo valor à causa do Meio Ambiente e espero poder colaborar cada vez mais com essa iniciativa”, revela Ronaldo.

Todo o trabalho foi conduzido pela AFRAS (Associação Franquia Solidária), com apoio da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e com a consultoria da Fábrica Éthica Brasil e do Instituto Socioambiental (ISA).

Facebook
Twitter
LinkedIn