Última edição Edição 262 January 2017 Assine

A revolução do iPad no ambiente corporativo

redacao 18/07/2011
redacao 18/07/2011

O iPad revolucionou a portabilidade da informação e, aos poucos, conquistou o mundo pelas facilidades que proporciona a seus usuários. A popularidade do tablet, que já é responsável por 1% do tráfego mundial de internet, trouxe a multiplicação de aplicativos que facilitam a navegação e o acesso às informações disponíveis na rede.

Muito difundidos na indústria do entretenimento, os aplicativos têm uma função que começa a ser explorada, de forma pioneira, por empresas ao redor do mundo: o uso no ambiente corporativo, que traz as vantagens e praticidades do iPad para a rotina de executivos e colaboradores, e amplia o seu uso para muito além do acesso ao e-mail ou sites.

Os aplicativos corporativos para iPad têm diversas utilidades que otimizam a gestão administrativa, já que facilitam o fluxo de informação, aumentam a produtividade e diminuem os custos.

As ferramentas permitem, por exemplo, que um alto executivo monitore o rendimento de seus funcionários e acesse as informações necessárias para a tomada de decisões, como relatórios e gráficos de rendimento, onde quer que esteja. Outra possibilidade é a simplificação de processos operacionais, como agendamento de reuniões e controle de entrada e saída de mercadorias. Além disso, os aplicativos corporativos organizam de forma lógica os dados das empresas, tornando o acesso às informações mais objetivo.

O iPad já foi adotado com sucesso por empresas internacionais de vários segmentos, como hotéis, onde agilizam o check-in dos hóspedes, companhias aéreas, que substituíram os manuais de bordo e listas de escalas pelo tablet, restaurantes, onde ocupam o lugar dos cardápios de papel, e até empresas jornalísticas, que o adotaram em coberturas externas.

No Brasil, o uso do iPad para fins corporativos ainda não é muito difundido. No entanto, a experiência internacional oferece argumentos sólidos para que as empresas incluam o tablet em suas rotinas administrativas.

Se o lema do advento da internet era “navegar é preciso”, hoje, com as possibilidades geradas pelo surgimento do iPad, a frase de ordem para as empresas que quiserem se manter competitivas no mercado é “inovar é preciso”. O uso do tablet no ambiente corporativo é uma tendência mundial à qual as empresas brasileiras precisam se atentar, e uma inovação que se torna, com certeza, um diferencial indispensável.

Wagner Oliveira é diretor de sistemas, formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade Ibero-Americana e em Desenvolvimento em Web Designer pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Pós-graduado em Arquitetura de Sistema pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA) e mestrando em Administração de Empresas na PUC de São Paulo e professor da Universidade São Marcos. Em 2010, vislumbrando o mercado de tablete (iPad) com utilização no mundo corporativo, criou a Two-s Tablet Solutions, que desenvolve soluções com usabilidade do tablet.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.