Revolução feminina nos investimentos

Cada vez mais a mulher consolida seu espaço e o seu papel na sociedade brasileira. Hoje a mulher está presente com sucesso em todas as áreas do conhecimento humano e das finanças. Uma demonstração de força do poder feminino é que ano a ano elas avançam sobre o reduto masculino do mercado financeiro. Em 2002, apenas 15 mil mulheres investiam na Bolsa de Valores.

Sete anos depois, em 2009 eram 136 mil, e agora, alcançaram o expressivo número de 151 mil investidoras. É um crescimento exponencial que multiplicou por dez a participação feminina na negociação de ações das principais companhias brasileiras. Hoje representamos 24,76% do número de investidores cadastrados na BM&FBovespa e nos próximos anos esse percentual deve igualar ou superar a participação masculina no volume de negócios.

O perfil da investidora brasileira está mudando. Ela está deixando de ser conservadora. A mulher percebeu que a poupança que rende apenas 0,5% ao mês está perdendo rendimento para a inflação e está optando por novos investimentos. No Easynvest, a plataforma de negociação da Título Corretora, no último ano, além da investidora moderada que investe em empresas sólidas, as chamadas blue-chips, identificamos que 30% delas já adotam um perfil ousado. Agora elas passaram a investir em ações de segunda linha e derivativos, como opções. É uma revolução.

O primeiro passo para participar dessa revolução é entender o mercado que exige conhecimento. A mulher precisa se informar melhor sobre as companhias que deseja investir e fazer cursos para entender o funcionamento e as operações na Bolsa. Existem cursos gratuitos on line para jovens investidoras, de 18 a 23 anos, como o programa de educação financeira “Começando do Zero”, ou mesmo todo o suporte gratuito do programa “Mulheres em Ação”, da BM&FBovespa.

Num segundo momento, a mulher deve traçar um objetivo. Tudo na vida é necessário visualizar um horizonte de longo prazo. A mulher independente quer uma aposentadoria tranqüila e segurança para o futuro. Com o conhecimento necessário, ela pode se planejar. Nessa fase, economizar é fundamental. Cortar os gastos do cartão de crédito e as prestações infindáveis das compras de consumo. A meta é sobrar dinheiro para investir.

De posse desse capital, a missão é investir bem, o que exige dedicação, uma arte que a mulher brasileira tem de sobra. O segredo do sucesso no mercado acionário é conhecimento e visão de longo prazo. Investir em ações pela internet é simples, mas o principal é ter tranqüilidade e ousadia para romper o último reduto dos homens no mundo dos negócios, o mercado acionário. Ousadia que não falta à mulher brasileira do século 21.

Miriam Macari é pós graduada pelo Insper Ibmec São Paulo, graduada em Administração pela Universidade Mackenzie e gerente do Easynvest, sendo a responsável pela qualidade e atendimento da Título Corretora de Valores.

Facebook
Twitter
LinkedIn