Rio recebe o 14º Encontro Internacional de Empreendedores

Com o objetivo de promover a troca de experiências e discussões de temas de interesse dos empreendedores, o Sebrae realiza o XIV Encontro Internacional de Empreendedores. O evento, promovido a cada dois anos em mais de cem países, simultaneamente, deve reunir no Rio de Janeiro 3 mil participantes entre os dias 16 e 18 de novembro no Centro de Convenções HSBC Arena. O tema central em 2010 é a sustentabilidade. Considerando os riscos e as oportunidades para as micro e pequenas empresas, serão apresentados casos e idéias relacionados a práticas sustentáveis para a realidade dos negócios de pequeno porte.

O encontro pretende desenvolver novos comportamentos empreendedores nos participantes, além de despertá-los para a necessidade de incorporar práticas sustentáveis em seus negócios. Durante os três dias de evento, os participantes podem ampliar suas rede de relacionamentos, fator considerado primordial para o sucesso de um empreendimento.

"Durante o seminário ajudamos o empresário a manter a rede de contatos, que é uma característica muito importante para a alavancagem dos negócios. O encontro é um bom momento para trocar experiências e realizar negócios", afirma a coordenadora do encontro, Carla Virgínia Rosal Lima Costa, analista técnica da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae.

O evento engloba um congresso com palestras e debates ministrados por importantes nomes relacionados aos temas de empreendedorismo e sustentabilidade (leia abaixo) e uma Feira de Empreendedores que conta com 50 expositores. A feira é o espaço para apresentações coletivas de experiências empreendedoras de sucesso desenvolvidas em diversas partes do mundo dentro da temática da sustentabilidade.

Paralelamente, em uma Sala de Negócios, os empresários podem encontrar novos clientes, parceiros e fornecedores, além de ampliar sua rede de contatos. No mesmo período será promovido o Encontro Internacional de Diretores do Empretec com representantes dos 32 países em que a metodologia é utilizada.

Programação

A abertura do evento será no dia 16. A principal palestra do dia será proferida pelo representante da Fundação Kauffman & Global Entrepreneurship Week, Jonathan Ortmans, que abordará os desafios na construção de modelos de negócio sustentáveis para as empresas de pequeno porte em todo o mundo. Com o tema Desvendando o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades, ele vai apresentar os riscos e barreiras à formação de empresas simultaneamente lucrativas e sustentáveis.

De tarde será promovido um debate sobre a Busca da Eficiência Energética. O objetivo é contrastar a visão acadêmica com a aplicação empresarial dos princípios de eficiência energética. Na mesma tarde, o especialista em desenvolvimento sustentável Sérgio Besserman, representante da Prefeitura do Rio de Janeiro, vai moderar uma discussão em torno da aplicação do conceito de sustentabilidade nas concepções urbanísticas e arquitetônicas.

No segundo dia de encontro (17) o consultor Walter Longo, mentor de Estratégia e Inovação do Grupo NewComm, vai falar sobre inovação e sustentabilidade, considerados os dois principais desafios empresariais modernos. Já o diretor sênior de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa para América do Norte da Sodexo, Holly Fowler, vai trazer a discussão em torno do racionamento de água para dentro do universo das micro e pequenas empresas.

Na tarde da quarta-feira empresários de micro e pequeno porte vão apresentar suas experiências ao utilizar conceitos de sustentabilidade como um diferencial em seus negócios e uma saída para aumentar a competitividade. Em seguida, o ator Marcos Palmeira e seu sócio Aly Ndjai contarão sua experiência na implantação do Pais (Produção Agrícola Integrada Sustentável).

No último dia de encontro o consultor ambientalista, ex-deputado federal e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo Fábio Feldmann, o representante da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Justiniano de Queiroz Netto, e o superintendente do Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal, Fernando Castanheira, vão debater sobre o papel das florestas no desenvolvimento econômico sustentável dos negócios brasileiros.

A última palestra do evento será destinada à discussão das oportunidades que podem ser geradas para os micro e pequenos empresários em função da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. A íntegra da programação pode ser encontrada no endereço

http://encontroempreendedores.com.br/conteudo/o-encontro/programacao/

Facebook
Twitter
LinkedIn