Rodada de negócios une empresas do Brasil e Argentina

Empresários de micro e pequenas empresas brasileiras e argentinas participam, nesta quinta-feira (7), em Capanema, município do sudoeste do Paraná, de uma rodada internacional de negócios, promovida pelo Sebrae/PR, Associação Comercial e Empresarial de Capanema (ACEC), Comitê do Profronteira e Prefeitura Municipal.

A união de empresários brasileiros e argentinos, numa mesma mesa, tem como objetivo estreitar os laços comerciais entre os dois países, segundo os princípios do Mercado Comum do Sul (Mercosul), e promover o fechamento de negócios entre pequenas empresas fixadas na fronteira.

Trinta empresas do sudoeste do Paraná, do oeste de Santa Catarina e do extremo-leste da Argentina participam da rodada internacional de negócios, que vai das 15h30 às 17h30 no Parque de Exposições de Capanema, onde acontece a 15ª Feira do Melado, evento tradicional do município. Os empresários participam ainda de um workshop sobre cooperação transfronteiriça.

A rodada internacional e o workshop fazem parte de um plano de ações estratégicas do Projeto de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina na Região da Faixa de Fronteira com o Extremo-Oriente da Argentina (Profronteira).

O Profronteira é uma experiência inédita de cooperação transfronteiriça na América do Sul. Idealizado em 2005 em fóruns de desenvolvimento local, em que líderes empresariais, prefeitos, vereadores, secretários e representantes da sociedade civil discutiam uma visão comum de futuro para os municípios, o Profronteira cria um sistema integrado de inclusão do sudoeste paranaense e oeste catarinense no Mercosul. "Queremos que os empresários brasileiros e argentinos construam uma relação e possam compartilhar informações sobre produtos, processos e serviços", diz o consultor do Sebrae/PR Nézio da Silva.

@@@

Como exportar

As empresas que participam da rodada internacional trabalham com tecnologia da informação/software, madeira, confecção e alimentos. No grupo brasileiro, há três tipos de empresas: empresas que já importam, sobretudo frutas e verduras da Argentina; empresas que desenvolvem produtos diferenciados em tecnologia da informação com potencial para promover intercâmbios; e empresas que são atendidas pelo Sebrae/PR e querem se expandir. "Queremos quebrar esse paradigma de que a exportação é só para grandes empresas ou em grandes quantidades. Hoje isso mudou", afirma Nézio da Silva.

Durante a rodada de negócios, os empresários vão receber informações técnicas sobre crédito, serviços, tributação, câmbio, registro de expedição, necessárias para o fechamento de negócios entre os dois países. Despachantes aduaneiros foram convidados para prestar esclarecimentos. Existem três aduanas integradas na região do Profronteira, em Barracão, no Paraná; Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina; e Bernardo de Irygoen, no lado argentino. Recentemente foi autorizada a operação de mais uma aduana, em Capanema, para o controle do turismo e que em breve poderá funcionar na fiscalização do transporte de cargas. Além disso, existe outra aduana na região sudoeste, no município de Santo Antônio do Sudoeste, em fase de estudos para ampliação.

Momento positivo

"Vivemos um momento em que o câmbio favorece a importação brasileira de produtos argentinos. Porém, a intenção do Profronteira é maior. Os empresários precisam entender que essa integração comercial, entre os dois países, vai além da variação cambial." Segundo Nézio da Silva, a região de fronteira Brasil-Argentina tem potencial para negócios e uma das vantagens é que a "fronteira é seca" (que não depende do transporte marítimo). Além das aduanas, para o escoamento dos produtos, o lado argentino tem feito investimentos em infra-estrutura como a construção de rodovias que devem reduzir em 200 quilômetros a distância entre o sudoeste do Paraná e Foz do Iguaçu, no oeste.

"Estamos vislumbrando parcerias importantes." Um exemplo citado pelo consultor do Sebrae/PR envolve empresas do setor de móveis, que participam da estruturação do APL Móveis Sudoeste. "Boa parte dos empresários desse segmento busca no Mato Grosso matéria-prima. O Profronteira tem tudo para aproximar os empresários brasileiros com os argentinos da região de Misiones, por exemplo, rica em insumos para a indústria moveleira."

O consultor do Sebrae/PR cita também possíveis parcerias no setor de tecnologia da informação. Empresários de Pato Branco vão conversar em Capanema com empresários da Incubadora Tecnológica da Universidade Nacional de Misiones (UNAM). "Quebrando a idéia de limites fronteiriços, a integração entre os dois países será real e o Mercosul uma prática", diz Nézio da Silva.

Facebook
Twitter
LinkedIn