Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Salários mantêm ganho acima da inflação

redacao 06/09/2011
redacao 06/09/2011

Sindicatos que renegociaram salários nos últimos dois meses conquistaram aumentos acima da inflação, realimentando pressões sobre os preços num momento em que o Banco Central decidiu reduzir os juros, principal instrumento de que dispõe para conter a inflação.

Reportagem de Érica Fraga, Mariana Carneiro e Mariana Schereiber, publicada na Folha desta terça-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha), mostra levantamento com 18 sindicatos com data-base no segundo semestre e que já concluíram a negociação revela que todos conseguiram reajustes reais (acima da inflação).

Segundo levantamento feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), no primeiro semestre, mais de 90% das negociações salariais conquistaram reajustes iguais ou acima da inflação.

De um total de 353 negociações salariais realizadas, 93% conquistaram reajustes iguais ou superiores à inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Em 2010, esse percentual ficou em 96,3%.

Segundo o levantamento, a inflação acumulada para as data-bases do primeiro semestre de 2011 é da ordem de 6,4%, enquanto para o mesmo período de 2010 ficou em torno de 5%.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.