Salto de longa distância

Fundada em 1993, a empresa brasiliense Micromed Biotecnologia encontrou nos eventos esportivos a oportunidade que faltava para alavancar os negócios. Especializada na produção de equipamentos e softwares para testes e exames cardiológicos, a companhia conquistou o apoio da Finep e deu início ao desenvolvimento de oito projetos inovadores no ramo da medicina diagnóstica e esportiva. A importância da iniciativa vai além de contribuir para o treinamento dos atletas brasileiros durante as competições. Úteis em pesquisas e para toda a sociedade, incluindo os atletas de fim de semana, as invenções da Micromed devem continuar gerando negócios e oportunidades a longo prazo, tanto no mercado interno como externo. “A expectativa é crescer nossas operações em 80% até o final de 2014”, revela o gerente comercial Alexandre Raisky.

Conquistar clientes no mercado externo não é novidade para uma companhia que já atendeu até mesmo a Nasa, em 1998. Na ocasião, a Micromed foi procurada por fornecedores da agência espacial norte-americana em busca de tecnologia para realizar testes de esforço e medir o metabolismo dos astronautas em órbita. “Nós tínhamos o programa Aerograph, que começou a ser usado em missões espaciais”, conta.

Dentre as inovações propostas pela empresa com foco na próxima Copa do Mundo e nas Olimpíadas de 2016 está o Bia Step, primeiro medidor de lactato não invasivo do mundo, que permite medir o nível de ácido lático produzido e metabolizado pelos atletas durante os treinos. A meta é encontrar o limite ideal de cada um para conseguir o melhor rendimento, sem ultrapassar o nível crítico de ácido. Hoje, a medição é feita através da coleta de amostras de sangue retiradas do lóbulo da orelha ou do dedo da mão durante o exercício. Com o equipamento, o teste será feito através de eletrodos fixados na perna do desportista. “Estamos em fase de pesquisa e, em no máximo dois anos, o Bia Step estará em produção”, estima o executivo.

Outro destaque é o Bia Mono, que consiste numa ferramenta inédita para medir a composição do peso corporal, identificando com exatidão percentuais de gordura e de músculos. Além disso, estão em fase de desenvolvimento uma plataforma destinada a medir a altura do salto dos atletas, um aparelho inédito para medir a composição corporal e uma esteira ergométrica para teste de esforço físico com conexão USB.

Chamada Centurion, a esteira já está à venda e é uma das principais apostas da companhia no cenário internacional. “Esse produto está se difundindo rapidamente e sendo bastante utilizado por serviços de medicina do esporte, academias e laboratórios de fisiologia por todo o Brasil”, comemora Raisky. Trata-se de uma evolução da linha ErgoPC, o carro-chefe da empresa. Com 80 funcionários, a Micromed possui, entre seus 20 mil clientes, alguns dos principais grupos médicos do Brasil, como Rede D’Or (RJ), InCor (SP) e Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Os novos projetos da companhia exigiram investimento de quase R$ 2 milhões – adquiridos por meio do programa de Subvenção Econômica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – e contam com a parceria do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe (Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “A medicina desportiva será uma das principais áreas alavancadas pela passagem da Copa do Mundo e das Olimpíadas, por isso temos investido bastante em trazer novidades ao mercado e ajudar na capacitação de profissionais da área desportiva”, aponta Raisky.

O resultado dos investimentos constantes em inovação já pode ser comprovado no presente. Com crescimento médio anual na faixa de 25%, a empresa espera superar os 30% em 2012. “Estar posicionado como um fornecedor de tecnologia médica de alto poder diagnóstico a custos acessíveis ao mercado brasileiro nos permite disputar o crescimento impulsionado por estes eventos. O fato de investirmos constantemente em inovação significa que estamos prontos para oferecer o que nossos clientes precisam.”

Facebook
Twitter
LinkedIn