Santander reduz taxas de juros para pequeno empresário

redacao 18/04/2012
redacao 18/04/2012

 O Santander está trazendo para o Brasil um modelo de gerente unificado, para sócios de empresas com faturamento anual de até R$ 1 milhão, que permite reduzir taxas em pacotes de serviço. O sistema já funciona em vários países, em especial na Espanha. Pelo serviço, denominado "atendimento unificado", os pequenos e médios empresários têm o mesmo gerente nas suas contas de Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

O vice-presidente executivo do Santander, Pedro Coutinho, explica que com o novo serviço o banco reforçará a gestão de risco e oferecerá maior acesso ao crédito e taxas mais competitivas aos empresários. As tarifas dos pacotes de serviços têm redução de 50% a 100% na migração para esse modelo.

Outras taxas também diminuem na aquisição do atendimento unificado: a de giro de cartões, antes mínima de 1,88% e máxima de 4,13%, passa para mínima de 1,54% e máxima de 3,12%. A de duplicatas, que variava de 2,51% a 3,89%, cai para mínima de 1,99% e máxima de 2,57%. Já a taxa mínima de cheque diminui de 2,34% para 1,87%, enquanto a máxima, que era de 3,21% passa para 2,49%. Por fim, a taxa de recebíveis de cartões, antes mínima de 2,54% e máxima de 3,27%, diminui para 1,5% e 2%, respectivamente.

A centralização das contas PJ e PF permite ao gerente conhecer melhor o cliente, para apoiá-lo na gestão financeira do negócio e da vida pessoal, segundo o executivo. "No modelo tradicional, as informações ficam divididas entre gerentes e, às vezes, até bancos diferentes", afirma.

Em sua apresentação, Coutinho citou dados do Sebrae de que, atualmente, o mercado de PME corresponde a 20% do PIB brasileiro, tendo 1,2 milhão de empreendimentos formais criados anualmente, que geram, em média, seis empregos por empresa. Coutinho disse ainda que o novo serviço é uma continuidade no apoio às PME, prioridade do banco. "Este segmento é muito importante para o Brasil e é uma dos motivos do atual e do futuro crescimento do País", reforçou o novo vice-presidente de marketing e comunicação, José Manuel Hoyos.

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