Última edição Edição 262 January 2017 Assine

São Paulo pode ter Centro de Inteligência do Leite

redacao 07/06/2011
redacao 07/06/2011

 Durante reunião com a chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Fernandes, o secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antônio Júlio de Queiroz, demonstrou interesse em criar um Centro de Inteligência do Leite (CILeite) para o estado. Atualmente o CILeite integra Minas Gerais e Goiás, mas a Embrapa pretende expandi-lo para outros estados. “Nossa intenção é levar o CILeite aos principais estados produtores do país”, disse o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela.

Criado em 2006 em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), o site do CILeite recebia cerca de cinco mil acessos em dezembro de 2008. Em novembro de 2010, o site recebeu 44 mil acessos. “Nossa expectativa é chegarmos a 100 mil acessos”, diz Vilela.

O CILeite é composto de uma rede de colaboradores formada por atores da cadeia produtiva do leite. Sua missão é gerar, organizar e difundir informações que possibilitam a produção de estudos e análises, contribuindo para a definição de políticas públicas e estratégias privadas para o desenvolvimento sustentável do setor. Os colaboradores da rede acompanham a conjuntura, a evolução e as tendências da cadeia produtiva. O objetivo é oferecer informações técnicas e econômicas ao público interessado.

Por meio de sua home page (http://www.cileite.com.br), o CILeite traz informações, artigos e notí­cias de interesse do setor, além de um banco de teses relacionadas ao agronegócio. O site possui os seguintes serviços:

– Base de dados: Disponibiliza de maneira organizada e de fácil acesso um conjunto de informações econômicas, técnicas e sociais, permitindo a elaboração de indicadores de desempenho da atividade.

– Preços dos insumos: Acompanha mensalmente a oscilação dos preços dos principais i­tens formadores do custo de produção do leite em diferentes regiões do estado.

– Indicadores de conjuntura: Publica boletins mensais sobre macroeconomia, setor agrí­cola e leite e derivados. Trazem informações sobre empresas, produção, preços de produtos agrí­colas e insumos, balança comercial e principais indicadores da economia brasileira.

– Panorama do Leite: boletim de periodicidade mensal, publica análises sobre o mercado de leite, insumos, qualidade do leite, além de assuntos diversos relacionados à cadeia produtiva.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.