SAP avança para ser principal empresa de nuvem na América Latina

Seguindo sua estratégia de se tornar a maior fornecedora de soluções na nuvem, a SAP dá mais um passo para expandir a sua cobertura de mercado. Recentemente, assinou um acordo global com a IBM para implantar o SAP HANA Enterprise Cloud (HEC) no ambiente de nuvem da IBM, composto por mais de 40 datacenters no mundo, incluindo a América Latina. Os clientes brasileiros, em particular, agora têm acesso ao centro de dados da IBM no Brasil, em Hortolândia.

A partir dessa aliança, a nuvem da SAP atinge a maior cobertura do mercado, níveis de qualidade de serviço superiores, além de uma redução do tempo necessário para implantação de soluções dos clientes na nuvem. “A SAP Brasil está posicionada como a principal fornecedora de aplicações em nuvem e focada em simplificar a gestão do negócio das empresas por meio de aplicações que facilitam os processos de negócios de seus clientes, permitindo que sejam empresas mais eficientes, produtivas e inovadoras”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

A executiva ressalta que o centro de dados da IBM, na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo, já está à disposição dos clientes da SAP que rodam aplicações na plataforma de processamento de dados em tempo real e em ambiente de nuvem. “Isso representa um grande passo para aumentarmos a oferta desse tipo de solução no Brasil”, completa.

A SAP também mantém foco em fomentar as operações em tempo real de seus clientes, graças à combinação dos recursos de computação em memória da plataforma Sap Hana e da capacidade de executar aplicações de negócio de missão crítica, tais como a família SAP Business Suite, em ambientes de nuvem. Atualmente, 10% dos clientes SAP HEC globais estão na América Latina, principalmente nos segmentos de varejo, serviços financeiros, manufatura e de óleo e gás.

“As empresas da América Latina veem a nuvem como solução para a alta complexidade adquirida historicamente quando se trata de incorporação de novas tecnologias”, afirma Desmond Mullarkey, recém-nomeado vice-presidente de soluções de inovação da SAP para a América Latina. “A simplicidade da nuvem com o poder da Sap Hana é algo inovador para nossos 27 mil clientes na região. Temos a melhor plataforma para otimizar processos, elevar a competitividade, a receita e a capacidade de inovação das organizações”.

Nuvem em ascensão

Como parte da estratégia de simplificação das operações de seus clientes, a SAP expande continuamente seu portfólio de soluções de nuvem. A empresa possui 12.500 clientes na região. De acordo com um estudo realizado pela Frost & Sullivan, a América Latina se encontra na segunda onda da nuvem, fase em que as empresas já entendem o conceito e agora querem saber como e onde investir. Um elemento acelerador da adoção da nuvem são as pequenas e médias empresas. A Frost & Sullivan acredita que, no médio prazo, esse segmento de negócios representará 45% do faturamento da nuvem.

Entre os clientes da SAP na América Latina conquistados no último trimestre está a Arezzo, empresa líder do setor de calçados femininos, bolsas e acessórios, que escolheu a plataforma hybris, da SAP, para apoiar sua estratégia de crescimento no mercado e explorar uma sólida experiência em multimarcas, multicanais, múltiplos idiomas e moedas. A empresa espera aumentar receita, margem, produtividade e competitividade no Brasil e em outros mercados, incluindo os Estados Unidos.

Além da Arezzo, a SAP Brasil fechou outros grandes contratos no terceiro trimestre de 2014. São eles: Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, CPFL Energia, Marcopolo, CAOA e Unicoba.

Facebook
Twitter
LinkedIn