Sebrae forma primeira turma de refugiados

Sebrae Nacional e o Sebrae São Paulo formam a primeira turma de refugiados capacitados em empreendedorismo. Desde junho, estrangeiros que foram forçados a abandonar seus países tiveram aulas on line e presenciais sobre o assunto. O treinamento é fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça

Além da capacitação, o treinamento visou estimular a formalização dos empreendimentos dirigidos pelos refugiados e facilitar o acesso ao crédito para este público. Na noite desta terça-feira (9), os 27 refugiados que irão se formar terão a oportunidade de conversar com instituições financeiras para conseguir empréstimo e poderão sanar dúvidas sobre regularização de empresas.

Esta foi a primeira vez que refugiados receberam esse tipo de treinamento no Brasil. O projeto piloto foi composto por quatro fases. Na primeira, foram oferecidas uma palestra e capacitações on line. Os refugiados que quiseram continuar no programa participaram presencialmente de um pacote de cursos do Sebrae. A terceira e quarta etapa, que acontecerão hoje, são voltadas para a formalização dos empreendimentos e para a possível obtenção de crédito empresarial.

Além das entregas de certificados, os refugiados que foram capacitados assistirão a palestras sobre empreendedorismo e orientação de crédito. As instituições financeiras Banco do Brasil, Banco do Povo e Caixa Crescer irão apresentar os produtos e serviços relacionados ao microcrédito. Logo depois, os refugiados poderão participar de um balcão de microcrédito, onde receberão atendimento personalizado de cada uma das instituições fornecedoras de crédito.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn