Sebrae investe em tecnologia e inovação para os pequenos negócios

O Sebrae investiu, em 2017, um total de R$ 200 milhões no Sebraetec, o programa que leva serviços de tecnologia e inovação aos pequenos negócios. A expectativa é que 98 mil empresas recebam consultoria e capacitação até o final deste ano. Pesquisa feita pelo Sebrae revelou que mais de 40% dos empreendedores que participaram do Sebraetec, em 2016, afirmaram que tiveram um aumento no faturamento. A mesma pesquisa mostrou que 22% das empresas relataram um aumento do faturamento mensal superior a 11%, e 18% das empresas tiveram um incremento de até 10%. O levantamento também identificou que 39% das empresas que foram atendidas relataram a manutenção do faturamento naquele ano.

A pesquisa também revelou que 24% das empresas que foram atendidas pelo Sebraetec apresentaram uma redução de, no mínimo, 10% nos custos mensais. Ainda de acordo com o levantamento, 90% dos entrevistados afirmaram que após serem atendidos pelo programa melhoraram a qualidade dos produtos e serviços, 88% aperfeiçoaram o atendimento e 81% diminuíram os desperdícios.

O presidente do Sebrae, Afif Domingos, ressalta a importância desse programa num período de crise econômica. “Nos últimos anos, a economia brasileira teve bastante dificuldades e os pequenos negócios também foram impactados. Mesmo assim, o aumento no faturamento de empresários que participaram do Sebraetec demonstra que os investimentos em inovação e capacitação são essenciais para o sucesso no negócio”.

O Sebraetec subsidia pelo menos 70% do valor dos serviços tecnológicos para os pequenos negócios e atua nos seguintes temas: qualidade, inovação, produtividade, design, serviços digitais, propriedade intelectual e sustentabilidade. Por meio do programa, o Sebrae ainda viabiliza o acesso dos pequenos negócios a serviços tecnológicos de avaliação da conformidade, para atender às exigências baseadas em requisitos de qualidade e sustentabilidade.

Como aplicar de forma correta

São vários os desafios que as pequenas e microempresas enfrentam para inovar, acessar conhecimento e incorporar novas tecnologias. Muitas vezes, a chave para a inovação é melhorar a gestão de pessoas, capacitar a equipe.
Acompanhe uma lista de desafios e soluções para ajudar os empreendedores a inovar.

Recursos humanos

A equipe é, sem dúvida, o maior capital que uma empresa dispõe para vencer os desafios. Os profissionais atuam, quando bem preparados e dirigidos, como agentes da mudança da cultura da empresa e aceleradores de inovações em produto, processo, marketing e gestão.

Conhecimento

Interagir com fontes de conhecimento é outra condição importante para uma empresa inovar e incorporar novas tecnologias. O primeiro passo é procurar o Sebrae, que pode indicar para o empresário contatos de universidades e institutos de pesquisa mais focados nas necessidades da empresa. Feiras, congressos, palestras, artigos e patentes são outros recursos que o empresário pode usar para acessar o conhecimento.

Estrutura da empresa

A organização da empresa deve atender às exigências do mercado e às necessidades dos clientes. Para isso, o empreendedor tem que ser ágil nas decisões e implementações de modo a não perder o momento exato da inovação, sob risco de ser alijada do mercado. Deve ter ainda uma estrutura organizacional enxuta e recursos humanos multifuncionais, com isso terá flexibilidade para rapidamente atender ao mercado na sua busca contínua pelo novo, mais barato e com melhor desempenho.

Liderança

Para enfrentar todos esses desafios, o papel da direção da empresa é fundamental. Ela deve criar e manter um ambiente propício à inovação, desenvolver e investir em recursos humanos, abrir contatos com fontes de conhecimento e estabelecer parcerias com clientes, fornecedores e concorrentes.
A direção ainda deve ser empreendedora e ter visão de longo prazo, capacidade de lidar com o risco e clara percepção de ameaças e oportunidade do negócio.

Acesse os canais do SEBRAE

Site www.sebrae.com.br
Facebook.com/sebrae
Twitter.com/sebrae
Youtube.com/tvsebrae
Plus.google.com/+sebrae
0800 570 0800

Veja mais SEBRAE Apresenta.


Conteúdo patrocinado pelo SEBRAE e produzido pela Empreendedor Branded Content

 

Facebook
Twitter
LinkedIn