Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Sebrae oferece mais de 300 normas da ABNT aos pequenos negócios

Redação 13/12/2016
Empresários devem buscar capacitação para ter as contas em dia
Redação 13/12/2016

Donos de micro e pequenas empresas, produtores rurais e Microempreendedore Individuais (MEI) podem acessar gratuitamente mais de 300 normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e garantir um diferencial nos mercados onde atuam. Esse é um dos resultados que se destacam na parceria entre o Sebrae e a ABNT, apresentados durante o Workshop Normalização e Pequenos Negócios, realizado no dia 8 no Sebrae, em Brasília.

Além das opções gratuitas, há um subsídio de aproximadamente 70% dos valores cobrados para acesso a mais 8,5 mil normas técnicas. A estratégia visa estimular o uso da normalização como um diferencial competitivo aos pequenos negócios.

A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, destacou que as barreiras técnicas têm sido amplamente utilizadas principalmente pelos países desenvolvidos para proteger e garantir mercado aos seus produtos e serviços. Segundo ela, essa tendência mundial é mais eficiente do que as barreiras tarifárias e aquelas baseadas em segurança, saúde e preservação do meio ambiente. “É preciso fazer com que a normalização seja inserida no Brasil e no universo dos pequenos negócios. A excelência passa necessariamente pelo uso das normas técnicas.”

Segundo o diretor de Relações Externas da ABNT, Carlos Santos Amorim Junior, os empresários podem participar da elaboração de novas normas. “Cabe ao pequeno negócio a indicação, pois vamos construir isso conjuntamente. Norma técnica não é só para as grandes empresas e faz toda a diferença para o acesso ao mercado. É possível, viável e real.”

Para acessar as normas técnicas gratuitas ou com desconto basta que o empreendedor entre na página http://abntcatalogo.com.br/sebrae/ e cadastre o seu  CNPJ.

Premiação

Durante o workshop foi realizada a sexta edição do Prêmio ABNT de Excelência em Normalização. O Hotel Pousada Casa Tasca, de Bento Gonçalves (RS), e a empresa Minas Laminação Beneficiamento e Comércio de Vidros, de Contagem (MG), receberam o Prêmio Normalização e Pequenos Negócios nas categorias Serviços e Indústria, respectivamente.

Segundo Marcelo Tasca, dono da pousada, os resultados da normalização são excelentes. “Hoje, temos todos os procedimentos detalhados, o que organizou e aumentou a qualidade do nosso negócio”, disse. Os dois vencedores da premiação concorreram com outras 53 pequenas empresas de todo o país.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.