Semana Global de Empreendedorismo começa na próxima semana

O evento, que será realizado entre os dias 13 e 19 de novembro, traz como tema central o ato de empreender como princípio transformador da economia e sociedade

Redação 07/11/2017
Redação 07/11/2017

Mais de 160 países vão participar da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) 2017, que será realizada de 13 a 19 de novembro. No Brasil, a abertura oficial será na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF), no dia 16. Neste ano, o mote da SGE é “A revolução já começou”, tendo como pano de fundo o “Empreendedorismo como motor de mudança”. O Sebrae é um dos principais parceiros da iniciativa, que está completando dez anos e é um movimento global que acredita na causa do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico social e que busca promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro. Somando 98,5% do total de negócios no país, hoje as micro e pequenas empresas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos.

Os cinco tópicos principais da Semana são desburocratização, inovação, ambientes digitais, capital empreendedor e cultura empreendedora. Os temas serão explorados por meio de atividades como palestras, congressos, clínicas tecnológicas, entre outras. A programação completa está no site www.empreendedorismo.org.br. Além de diversas atividades regionais, o Sebrae irá promover eventos nacionais durante a Semana Global de Empreendedorismo, sendo a abertura no dia 16, das 9h30 às 13h, com a presença de autoridades, empreendedores e representantes do Sebrae. A ideia é falar sobre o poder transformador do empreendedorismo e de quem pretende empreender, e da importância do poder público e da educação para esse movimento. Serão promovidos dois painéis para discussão: Empreendedores e a Educação Brasileira; e Burocracia na Vida do Empreendedor.

Agenda

Como parte da programação da Semana também está prevista a entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, cuja cerimônia será na segunda-feira (13), em Brasília. Já nos dias 13 e 14, está programado o Congresso On-line Sebraetec, que trabalhará uma metodologia com ênfase nos erros dos empresários, para que sirvam de exemplo a outros empreendedores sobre aquilo que não se deve fazer. Ainda na terça-feira (14), também em Brasília, as Cínicas Tecnológicas terão convidados para tratar de temas específicos e responder dúvidas técnicas, a exemplo do BIM (Building Information Modeling), utilizada na construção civil.

13/11: Entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

13 e 14/11: Congresso On-line Sebraetec e Cínicas Tecnológicas

Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10 mil atividades – o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. A Semana Global do Empreendedorismo é organizada pela Rede Global do Empreendedorismo, formada por nove organizações do ecossistema empreendedor: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor, Junior Achievement e Sebrae. A RGE é responsável por coordenar, gerir e mobilizar parceiros para levar a semana para o maior número de pessoas no Brasil.

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.