Seminário debate a educação de jovens empreendedores para nova economia digital

As novas tecnologias digitais estão transformando a economia, criando novas oportunidades de carreiras. As instituições de ensino, porém, continuam formando, na maioria, profissionais com foco nos empregos tradicionais. Para debater a criação de uma cultura empreendedora desde a escola, o Seminário ConheCER 2018 reunirá, de 14 a 16 de agosto, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Maceió (AL), especialistas internacionais e experiências de sucesso de pedagogia para empreendedores. Esta é a segunda edição do evento, que, neste ano, terá como tema “Educação Empreendedora: uma nova educação para um novo mundo”. Nos dias 14 e 15, as palestras serão transmitidas pelo link: http://www.aovivosebrae.com.br/conhecer2018

Entre os temas abordados no evento, está a “economia exponencial”, um termo cunhado pela Singularity University, na Califórnia, conhecida como a faculdade do Silicon Valley. A nova economia parte do princípio de que as tecnologias propõem uma escala atualizada para a construção de riquezas, com abundância de recursos e democratização de acessos, de linear para exponencial. A Singularity marcará presença nas primeiras palestras do seminário.

Na noite de abertura, dia 14, Conrado Scholochauer, embaixador do Capítulo São Paulo da universidade, abordará o tema “Aprendizagem exponencial e o novo mundo da educação”. No dia seguinte, pela manhã, o cientista social Francisco Barreto Araújo falará sobre as revoluções tecnológicas na palestra “Visão de futuro entre o digital e o humano”. Na sequência, à tarde, o publicitário, futurista e educador Tiago Mattos comandará a palestra “A Economia digital e o pensamento exponencial”. Docente da Singularity, Mattos é autor do best-seller “Vai lá e faz”.

O italiano Federico Pistono, que aos 33 anos é um dos futuristas e consultores em inovação mais requisitados pelas maiores corporações do mundo, participará do ConheCER com a palestra “O futuro do trabalho”. Além dele, o rol de palestrantes inclui ainda Allison Baum, co-fundadora do fundo de investimentos de Hong Kong Fresco Capital; e Heidi Neck, professora da Babson College, nos Estados Unidos, e autora de “Ensinando Empreendedorismo: Uma Abordagem Baseada na Prática”.

O seminário apresentará também iniciativas educacionais do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), localizado em Belo Horizonte. O CER é uma plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora. No dia 15, o debate “CER Experiências – A nova escola: o futuro presente”, reunirá Caio Dib, da organização Caindo no Brasil, Gui Afif, da Guaimbé Bureau de Cultura, e Ricardo Pereira, da Escola do Sebrae e Núcleo de Empreendedorismo Juvenil – NEJ, com mediação do diretor técnico do Sebrae Alagoas, Ronaldo Moraes.

No mesmo dia, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vinicius Lages, mediará o debate “CER Experiências – É tempo de praticagem”, com o co-fundador do Mundo Maker, Fábio Zsigmond, o proprietário de escola na Finlândia, Kari Matilla, e a coordenadora pedagógica do Colégio Santíssimo Senhor, Kelly de Amorim. O último dia do evento será dedicado a oficinas e práticas de ensino de várias iniciativas pedagógicas para empreendedores.

Facebook
Twitter
LinkedIn