6 passos para se tornar seu próprio chefe em 2018

Homem jovem com muitos pensamentos na cabeça, misturando imagens de números, planilhas e gráficos, representando um empreendedor

A virada do ano é aquele momento de fazer resoluções e sonhar com uma vida nova. Se deixar de ser funcionário para ser seu próprio chefe está dentro dos seus planos de 2018, então não deixe para fazer isso quando ele começar.

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em 2017 aponta que dois em cada três jovens brasileiros pretendem se tornar empreendedores nos próximos anos. E muita gente acha que, para ser empreendedor, basta abrir uma empresa. Mas está longe de ser assim. “Nada vem fácil na vida e, para garantir um negócio de sucesso, você tem um caminho de decisões e planos a seguir”, explica o empreendedor e palestrante Fernão Battistoni, formador de líderes e referência no mercado de vendas diretas e marketing de relacionamento.

Fernão listou o que você precisa para aumentar a sua performance e potencializar seus resultados empreendendo.

1 – Tenha um objetivo

Tudo começa no plano das ideias. Mas para se concretizar, é preciso colocar a mão na massa. Veja quanto precisa para investir inicialmente, seja com dinheiro ou com tempo, quais os passos precisam ser dados e quando. Trabalhar com prazos bem definidos aumentará seus resultados.

2 – Escolha algo com o qual você se identifique

Procure por algo que faz seu coração bater mais forte, conheça o mercado, pesquise novidades e, principalmente, se envolva no processo. Se conseguir juntar tudo, pode ter o negócio ideal.

3 – Crie um plano de negócios

Finanças, vendas e o marketing precisam estar dentro do seu plano inicial. Você precisa ter um “norte” para seguir e estar calçado para as decisões estratégicas que vai precisar tomar.

4 – Inspire-se num exemplo de sucesso

Tem algum mentor em quem você se inspire? Um grande executivo, um parente ou amigo que fez um sonho dar certo? Então consulte como ele conseguiu chegar até lá para se inspirar. Lembre: não existe uma receita de sucesso, mas ouvir conselhos pode ajudar você a dar os primeiros passos.

5 – Seja rígido com seus prazos

Não ter um chefe na sua orelha cobrando o tempo todo é ótimo, mas pense: agora, seus resultados e lucros dependem de você. Não tem mais salário garantido no fim do mês. Se você não lutar pelo seu próprio sucesso, ninguém vai fazer isso por você.

6 – Disciplina e organização são essenciais

Crie uma rotina, separe um espaço da casa para fazer de escritório e tente manter suas atividades de lazer no cronograma sempre que possível. Priorizar atividades é o maior segredo dos empreendedores, saiba o que realmente irá gerar resultado para você e concentre suas energias nisso!

Facebook
Twitter
LinkedIn