SESI lança projeto que descobrirá talentos musicais nas indústrias

Os trabalhadores da indústria e seus dependentes terão a oportunidade de mostrar o talento na área musical. O Serviço Social da Indústria (SESI), preocupado em promover o acesso à cultura, lançará na próxima sexta-feira, 11 de abril, o Festival SESI Música. A cerimônia ocorrerá no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, às 20h30min horas e terá a participação de artistas renomados como Dado Villa Lobos, Armandinho e Miguel Proença. O cantor Toni Garrido fará a apresentação do festival.

"As empresas se preocupam em desenvolver ações voltadas para a qualidade de vida do trabalhador, e a música é um dos fatores que estimulam a descoberta dessas capacidades, conhecidas ou não. Ela possibilita o desenvolvimento da sensibilidade, da responsabilidade, da observação e do cuidado com os outros. O Festival SESI Música não é uma competição, mas uma integração", afirma a gerente de cultura do SESI, Cláudia Ramalho.

Com o projeto a organização pretende estimular os trabalhadores a desenvolverem composições, interpretações, e o gosto pelo aprendizado de instrumentos musicais seja nos intervalos de trabalho ou em momentos estabelecidos pelas empresas. A partir do lançamento, os Departamentos Regionais do SESI estruturarão as etapas estadual e regional do programa. Em outubro, os selecionados serão conhecidos na final do Festival, que ocorrerá em Brasília, e os vencedores gravarão um CD.

A proposta integra o projeto SESI Música – O Som da Indústria que pretende oferecer uma oportunidade de desenvolvimento da arte e cultura musical. Além do Festival serão desenvolvidos de 14 a 17 de abril, no Teatro do SESI Rio, seminários, workshops, oficinas e palestras com a participação de músicos, maestros e personalidades da área. A expectativa é atender 360 pessoas. Haverá ainda apresentação de músicos de grupos do SESI e de outras organizações nas ruas, parques e pontos turísticos da cidade.
@@@
"O SESI tem uma série de iniciativas na área musical. Desde 2003 quando a gerência de cultura foi estruturada na organização passamos a desenvolver iniciativas voltadas a músicas", afirma Cláudia.

Valores da Música – Levar a formação educacional e artística também é uma das propostas do SESI Música. Um projeto piloto levará as salas de aula das escolas do SESI conteúdo sobre formação musical. A base do material será o Programa Valores da Música, uma série de 27 programas de 8 minutos cada, que veicularão a partir de 18 de abril no Canal Futura.

Professores com formação na área utilizarão os vídeos e um material complementar impresso. Os programas abordam elementos musicais como melodia, ritmo e harmonia, formação de orquestra sinfônica, formação do músico, instrumentos musicais, entre outros. "A proposta é piloto e poderá ser integrada aos currículos escolares das escolas do SESI", afirma Claúdia.

O maestro Silvio Barbato, regente-titular do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é o apresentador do programa. Ao longo dos programas ele apresentará os benefícios da musica, como é feita a formação de um músico e os resultados que a música proporciona no desenvolvimento de projetos sociais, na educação e o que ela proporciona quando se ouve uma música ou se toca um instrumento.

Facebook
Twitter
LinkedIn