Setor de franquias promete bons resultados para 2017

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou dados que mostram o crescimento no setor de franquias em 2016. Apesar de ter sido o pior ano para o setor, ainda houve um crescimento de 8% no faturamento e alta de 3,1% no número de unidades franqueadas, alcançando a marca de 142 mil pontos de vendas no Brasil.

Uma parte desse resultado é justificada pelo cenário econômico em que o país vive e o grande número de demissões, já que muitos dos novos empreendedores ainda estão inseguros e procuram algo estável para investir a rescisão. Além disso, os resultados mostram que as pessoas procuram as redes que já estão consolidadas no mercado.

O Guia de Franquias, site especializado no setor, prevê que o cenário para futuros empresários será favorável e a taxa de crescimento será maior neste ano. Apesar de a crise econômica ter influenciado no crescimento das franquias em 2016, o país já superou os piores momentos da recessão.

Para Thiago Alves de Lima, responsável pelo processo de expansão de franquias do Kumon. “o rendimento que o fundo de garantia proporciona é bem baixo em relação ao retorno de investimento de uma franquia do Kumon. Somos procurados com frequência por investidores que querem aplicar o valor recebido pelo FGTS em uma franquia do Kumon”. Para 2017, a previsão é aumentar o número de franquias abertas em relação ao último ano.

Por conta da segurança que a franquia inspira aos novos investidores, espera-se que o setor seja um dos maiores beneficiados neste ano e, por isso, é importante estar atento às tendências de mercado. Segundo o Guia de Franquias, os modelos que necessitam de um investimento menor serão os que mais crescerão.

Facebook
Twitter
LinkedIn