Setor de materiais de construção cresce mais de 28% no primeiro semestre

O setor de material de construção apresentou crescimento de 28,21% no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período do ano passado, impulsionado pelo aumento das vendas dos materiais de base e pelo crescimento na quantidade de edifícios que se encontram nas fases iniciais de construção, segundo a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção).

Considerando apenas o mês de junho, o avanço foi de 7,14%, na comparação com o mês anterior, e de 34,22%, ante o mesmo mês do ano passado.

Tendo em vista esses resultados, as previsões sobre o desempenho das vendas a ser atingido até o final deste ano foram revisadas, apontando para um provável crescimento de 18% em relação a 2007.

Aumento no número de trabalhadores

Além do crescimento nas vendas, o setor de material de construção registrou um aumento no número de funcionários contratados. Em junho, houve um aumento de 1,04% na mão-de-obra, em relação a maio.

Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 10,10%. Segundo a Anamaco, o aumento nas contratações foi maior nas indústrias de materiais de base.

Materiais

Em junho, as vendas de materiais básicos cresceram 37,70%, em relação a junho de 2007. Já os materiais de acabamento registraram aumento de 17,61%, na mesma base de comparação.

No acumulado do ano, os materiais básicos já apresentam alta de 30,74%, enquanto os de acabamento têm crescimento de 17,36%.

Quanto às exportações no sexto mês do ano, houve crescimento de 82,25% nos materiais básicos e queda de 34,31% nos de acabamento. O resultado negativo também foi verificado no período de janeiro a junho em ambos os tipos: -4,10% e -27,09%, respectivamente.

Facebook
Twitter
LinkedIn