Setor de tecnologia de SC cresce 15% em 2014

O ano termina com bons resultados para o setor de tecnologia de Santa Catarina. De acordo com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o faturamento das empresas nesta área cresceu em média 15% em relação a 2013. Apesar de o aumento ser inferior ao registrado nos anos anteriores – 20% em média – o resultado foi considerado positivo em função do fraco resultado econômico do país neste ano. A indústria catarinense, por exemplo, teve recuo de 0,8% em vendas, de acordo com balanço relativo ao período de janeiro a outubro divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

São aproximadamente 1,8 mil empresas de TI em Santa Catarina que empregam mais de 20 mil pessoas. Um fator que favoreceu o desempenho acima da média de algumas organizações catarinenses foi o modelo de Verticais de Negócios da ACATE. A iniciativa possibilita o contato estratégico entre empresas que atuam no mesmo segmento — Agronegócio, Cloud Computing, Educação, Energia, Games, Governo, Manufatura, Saúde, Segurança, Sustentabilidade, Telecom e Têxtil. Ao todo são 123 empresas participantes.

De acordo com o presidente da Associação, Guilherme Bernard, apesar da boa projeção, algumas medidas são necessárias para fortalecer ainda mais o setor. “Um desafio aos negócios de tecnologia é planejar a busca de negócios internacionais, de modo a ficarem menos dependentes do mercado brasileiro” diz.

Para o próximo ano, um dos novos estímulos para as empresas de tecnologia locais será a nova sede da ACATE, que terá infraestrutura de alto padrão, 22 salas de reunião e todo o espaço projetado para promover os negócios colaborativos e a satisfação no trabalho. O empreendimento está localizado na SC-401, em Florianópolis, na região conhecida como Rota da Inovação.

Facebook
Twitter
LinkedIn