Sistema de mapeamento on line identifica startups

Mapa de Startups é um sistema de mapeamento on line em que startups, aceleradoras e investidores podem se cadastrar para formar uma rede de integração e relacionamento. O projeto, criado pelo Startup Maringá, com o apoio do Sebrae no Paraná e do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Maringá, será apresentado ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Ticnova, evento que acontece de 5 a 7 de agosto, em Maringá.

A proposta do mapeamento, segundo Fausto Sperandio, membro do Startup Maringá, é conquistar abrangência nacional. “Atualmente, existem mapas fragmentados no Brasil, em cidades ou estados, e isso dificulta o acesso à informação. Nossa intenção é compor um banco de dados para consulta que contenha todas as empresas do setor existentes no país”, explica.

Fausto Sperandio, um dos criadores do sistema, conta que os empresários já podem cadastrar as suas empresas no site. “Queremos reunir em um só local todas as startups, incubadoras, aceleradoras, investidores, coworking, agenda de eventos e empresas de consultorias brasileiras. Assim, pessoas interessadas no segmento têm muito mais facilidade de encontrar informações, estabelecer contatos, fomentar ideias e promover negócios”, ressalta o empresário.

A consultora do Sebrae no Paraná, Érica Cristina Sanches, afirma que as startups estão se popularizando na região Noroeste do Paraná, embora o novo modelo de negócios, caracterizado por uma ideia original e inovadora, já seja tendência mundial em empreendedorismo. “O Ticnova e o mapeamento devem estimular ainda mais a divulgação desse mercado, que tem crescido muito no Brasil. Em Maringá e região, o setor está organizado, tanto que já foram realizadas reuniões de planejamento, nas quais foi percebida a necessidade do Mapa de Startups para concentrar informações e facilitar a integração e a troca de experiência”, informa.

Com pouco tempo em funcionamento, o Mapa de Startups já conta com oito empresas de consultorias e cinco startups cadastradas. Uma delas é a Avisa Eu, dos sócios proprietários Antôonio Carlos Júnior e Gustavo Preto. De acordo com Antônio Júnior, a proposta do mapa vai ao encontro da dinâmica do dia a dia das startups, que é o compartilhamento de informação e inovações.

“Cadastramos nossa startup para integrarmos uma rede e, dessa forma, compartilharmos ideias e experiências com outros empresários sobre gestão, solução de problemas, aprimoramento de produtos, entre outros. Pelo caráter inovador, muitas vezes as startups não encontram um modelo de negócio semelhante no mercado e, por isso, a importância dessa troca de informações”, comenta.

Gustavo Preto, sócio da Avisa Eu e membro da Startup Maringá, destaca que o mapeamento também trará visibilidade para as empresas. “Além de unir em um único lugar informações do setor, o mapeamento também é uma maneira de divulgar e fortalecer as empresas porque, com o tempo, esperamos que o número de cadastros aumente consideravelmente, tornando o site uma referência em pesquisa”, frisa.

Ticnova

Evento inédito para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Maringá e região, o Ticnova acontece de 5 a 7 de agosto. A programação, que inclui palestras, workshops e minicursos, é dividida em três temáticas: Trilha Startup, Trilha Inovação e Trilha Integração. Interessados em conhecer esse e outros projetos devem acessar o site www.ticnova.com.br e se inscrever no evento. Mais informações sobre o mapeamento também podem ser obtidas no Sebrae no Paraná, pelo telefone (44) 3220-2474.

Informações Agência Sebrae

Facebook
Twitter
LinkedIn