Sites de compras abrem mercado para pequenos negócios

Por meio de promoções, portais permitem a pequenos estabelecimentos divulgar seus produtos na rede mundial de computadores

Considerados a nova febre do comércio eletrônico, os sites de compra coletiva, que tiveram seu conceito importado dos Estados Unidos, chegaram ao Brasil causando revolução no universo dos internautas, até mesmo daqueles que não se consideravam consumistas. Isso porque os descontos oferecidos para se usufruir de bens e serviços são atrativos e conseguem seduzir os mais desapegados.

Na prática, os sites de compra coletiva funcionam de forma gratuita ao usuário, que passa a receber em seu e-mail ofertas de produtos ou serviços com descontos que chegam a 90%, desde que haja um número mínimo de compradores estipulado pelo anunciante. Quando esse número é atingido, basta imprimir um cupom e apresentá-lo no local que anunciou a oferta para desfrutar do desconto.

De 2010 para cá, só em Goiânia já foram criadas 12 empresas especializadas nesse tipo de comércio. A mais recente delas iniciou as atividades em fevereiro. Trata-se do Barato Coletivo, portal de compras coletivas que teve início em Fortaleza e hoje possui filiais em Belém e Recife. “Após o lançamento em Goiânia, o site iniciará suas atividades em Curitiba, Brasília e Belo Horizonte”, anuncia a diretora em Goiânia, Heloíza Cavalcanti, que conta com duas sócias, Nayana Curado e Lara Lobo.

Guia de turismo

Para ser um anunciante não há custo inicial: basta efetuar o repasse de uma porcentagem das vendas concretizadas mediante a realização da promoção. “O melhor é que para o empresário, a grande vantagem desse serviço não é a venda em si dos produtos ou serviços, mas a possibilidade de se mostrar no mercado para um número maior de clientes”, explica Heloíza.

Há quatro anos em Goiás, o idealizador do guia de turismo e negócios Curta Mais, Marcelo Albuquerque, resolveu ampliar sua atuação e lançar o Curta Mais por Menos há cerca de dois meses. A ideia deu certo e o site de compras coletivas contribuiu para triplicar seu faturamento. Marcelo já conta com cem parceiros alinhados com a ideia do site, 30 ofertas lançadas na internet e outras 40 já programadas. “Diariamente, registramos uma média de 2 mil acessos e enviamos nossas ofertas a 50 mil pessoas”, contabiliza.

Iniciante nesse tipo de e-commerce, o Empório Della, tradicional padaria goiana, recorreu ao site de compras coletivas para divulgar seu café da manhã servido aos finais de semana e feriados. Como atrativo, baixou de R$ 10 por pessoa para R$ 4 o preço da refeição. Resultado: conseguiram vender 930 cafés com data para serem degustados até o final de fevereiro. Entre as pessoas adeptas da promoção, a equipe reparou que a grande maioria é formada por novos clientes e não pelos habituais clientes.

 

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